Senac RJ aposta na disseminação do ensino de Libras para inclusão da pessoa surda

No mês de setembro, também é celebrado o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23.09). No Brasil, Libras é a segunda língua oficial do país e os ouvintes que dominam esse idioma encontram amplas oportunidades no mercado de trabalho.

Educação
Senac RJ aposta na disseminação do ensino de Libras para inclusão da pessoa surda

O mês de setembro reúne duas datas que celebram a inclusão da pessoa surda. No dia 23 é comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Já no dia 26, no Brasil, celebra-se o Dia Nacional do Surdo. No mercado de trabalho e em outros espaços sociais, uma das principais estratégias para que empresas e instituições possam dar igualdade de condições para as pessoas surdas é a adoção da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na comunicação entre ouvintes e surdos. Apostando na importância de ampliar o número de ouvintes que dominam o idioma e na capacidade do mercado de trabalho de absorver profissionais com esse diferencial, o Senac RJ oferece cursos de Libras nas modalidades Básico, Intermediário, Avançado e Conversação, compostos por atividades práticas e teóricas para estimular o processo criativo e a desenvoltura do aluno. Há turmas abertas em diversas unidades. Mais informações em www.rj.senac.br.

Libras foi reconhecida em 2002 como a segunda língua oficial do país e possibilita o acesso e a inclusão do surdo nos diferentes contextos sociais. A disseminação do ensino do idioma principalmente para ouvintes, é uma forma de inclusão do surdo, facilitando a sua comunicação. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o Brasil tem 9,7 milhões de pessoas surdas, o que representa 5,1% da população do país. No que se refere a faixa etária, quase 1 milhão são crianças e jovens de até 19 anos. No entanto, embora haja evidências do progresso das políticas públicas e conquistas dos direitos da comunidade surda, sabe-se que eles ainda enfrentam muitos desafios de acessibilidade e o principal deles é a comunicação. O mercado de trabalho é amplo para quem domina Libras. Órgãos públicos, empresas de comércio, turismo, instituições de ensino e religiosas disponibilizam vagas para profissionais especializados capazes de interagir, se comunicar e prestar atendimento à pessoa surda.

No Senac RJ, os cursos de Libras Básico 1 e 2, Intermediário 1 e 2 e Avançado 1 e 2 possuem 40 horas cada. O objetivo é viabilizar a aprendizagem dos conhecimentos de Libras, contribuindo para uma boa comunicação entre surdos e ouvintes em diversos contextos sociais. Nas aulas, são adotadas estratégias educacionais com foco na aprendizagem baseada em tarefas individuais, com a reprodução contextualizada dos sinais e configurações das mãos, contação de estórias, apresentações em sinais e relatos de situações. Também há atividades coletivas, com reprodução dos movimentos e sinais e atividades de interações espontâneas e orientadas para promover trocas e criar um ambiente que se aproxime das conversas cotidianas reais.

Já o curso Libras Conversação visa contribuir com o aperfeiçoamento de profissionais bilíngues (português-Libras). O curso é voltado a profissionais dos segmentos de educação, saúde, turismo, hospitalidade, recursos humanos e áreas de atendimento de uma forma geral que querem praticar a conversação em diferentes contextos e temáticas do cotidiano, ampliando a comunicação e interação entre surdos e ouvintes.

Sobre o Senac RJ

Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.

Serviço:
Libras no Senac RJ

Próximas turmas:

Libras Básico 1

Unidade Campo Grande
Início: 21/10/2021
Dias e horário: 3ª,5ª das 18h às 22h

Unidade Copacabana
Início: 23/10/2021
Dias e horário: Sábados, das 9h às 13h

Unidade Madureira
Início: 23/10/2021
Dias e horário: Sábados, das 9h às 13h

Libras Básico 2

​Unidade Campo Grande
Início: 02/10/2021
Dias e horários: Sábados, das 9h às 13h

Unidade Copacabana
Início: 25/09/2021
Dias e horários: Sábados, das 9h às 13h

Unidade Madureira
Início: 25/09/2021
Dias e horários: Sábados, das 9h às 13h

Libras Intermediário 1

Unidade Copacabana
Início: 28/09/2021
Dias e horário: 3ª,5ª das 18h às 22h

Unidade Madureira
Início: 23/10/2021
Dias e horários: Sábados, das 9h às 13h

Libras Intermediário 2

Unidade Madureira
Início: 13/11/2021
Dias e horários: Sábados, das 9h às 13h

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.