Novo Ensino Médio 2022: confira tudo o que você precisa saber

Veja o que rolou no webinário Novo Ensino Médio, seus Itinerários e Possibilidades e as principais dúvidas do público a respeito da mudança, que prevalecerá a partir de 2022.

Educação
Novo Ensino Médio 2022: confira tudo o que você precisa saber 1

No dia 23 de novembro o Senac RJ realizou o webinário Novo Ensino Médio, seus Itinerários e Possibilidades com a presença do Professor Eduardo Deschamps em uma conversa com a Diretora de Educação Profissional do Senac RJ, Wilma Freitas.

O Professor Eduardo Deschamps foi Secretário de Educação de Santa Catarina e presidiu o Conselho Nacional de Secretários de Educação. Foi ainda presidente do Conselho Nacional de Educação presidindo as comissões do Sistema Nacional de Educação, do Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular.

O webinário gerou grande interesse do público, composto em sua maioria por representantes de escolas e interessados nos principais conceitos sobre o Novo Ensino Médio, que se manteve atento e ativo do início ao fim da palestra.

Itinerários formativos, projeto de vida, possibilidade à escolha, protagonismo do estudante, competências socioemocionais e disciplinas eletivas foram alguns dos destaques da palestra.

Reunimos as principais dúvidas do público abaixo.

O que são os itinerários formativos na prática?

São agrupamentos de disciplinas e situações de aprendizagem estruturadas para o desenvolvimento do estudante. O Novo Ensino Médio permite que projetos, oficinas, grupos de estudo, atividades sociais façam parte da matriz curricular, desde que tenham intencionalidade pedagógica para o desenvolvimento de uma ou mais competências do aluno. Isso permite maior possibilidade à reflexão e aplicação prática e integrada daquilo que ele aprende.

E o que não define itinerários formativos?

Reforço ou revisão de conteúdo e atividades livres sem intencionalidade.

Qual é a previsão de início do novo ensino médio?

Todas as escolas precisam adaptar-se a Reforma do Ensino Médio até 2022. A recomendação é que esta mudança seja gradual, ano após ano e com a preparação de todos os envolvidos: estudantes, professores, pais e escolas.

Como o Senac RJ se relaciona com o novo ensino médio?

Nosso modelo pedagógico rompe com a tradicional divisão entre teoria e prática, baseado no “aprender fazendo” e no desenvolvimento de competências socioemocionais. O que é novidade para muitas escolas já está em nosso DNA: avaliação por competências, metodologias ativas para a educação e projetos integradores.

Além disso, temos o compromisso social de apoiar escolas, responsáveis, professoras e professores nesse momento tão importante da educação brasileira. Podemos ampliar as possibilidades do estudante, em parceria com as escolas oferecendo:

  • Portal do futuro, um programa consagrado há mais de 20 anos, que apoia o estudante no desenvolvimento do projeto de vida.
  • Estrutura completa de laboratórios onde o estudante poderá experimentar práticas profissionais diversas.
  • Programas de orientação profissional.
  • Formação continuada para docentes.
  • Extenso portfólio de cursos técnicos e livres.

Para saber mais e continuarmos o contato sobre o Novo Ensino Médio envie um e-mail para: novoensinomedio@rj.senac.br

Caso ainda não tenha assistido o webinário, confira:

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.