Estudantes do Senac RJ disputam terceiro dia da decisão das Competições Senac de Educação Profissional

Delícias doces e salgadas na Cozinha e muitas cores e ondas nos cabelos no salão de beleza marcam o terceiro dia de provas disputadas pelas competidoras do Rio de Janeiro. A final das Competições vai até a próxima sexta, 23 de novembro, em Vitória (ES).

Educação
Senac RJ estreia na Competição Senac de Educação Profissional
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

As Competições Senac de Educação Profissional continuam nesta quinta-feira, 22.11, no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES) com novos desafios para as competidoras do Senac RJLaíse Lopes Lorenna Heinfellner, que participam nas categorias Cozinha e Cabeleireiro, respectivamente.  

Segundo dia de provas traz novos desafios para as competidoras do Rio de Janeiro na Competição Senac de Educação Profissional Copy Segundo dia de provas traz novos desafios para as competidoras do Rio de Janeiro na Competição Senac de Educação Profissional Copy 1

No salão de Beleza montado para as provas de Cabeleireiro, os desafios de hoje para a competidora Lorenna foram, pela manhã, um penteado livre com ondas. Na parte da tarde, os competidores reproduziram um corte fashion com coloração.

Já na prova de Cozinha, na tarde de hoje, usando sua indefectível luva rosa, Laíse preparou uma entrada com uso obrigatório de polvo e de um elemento surpresa, o tomate cereja. A outra entrega foi uma Banoffee, uma sobremesa a base de bananas e caramelo toffee que exige alto nível de precisão no preparo.

As Competições Senac de Educação Profissional também receberam hoje os diretores regionais e de Educação dos estados que participam do evento. Em uma mesa redonda, no auditório do Hotel, os executivos apresentaram as principais experiências e lições aprendidas durante os últimos anos de competição.

“Neste ano, tínhamos o desafio de levar o Rio de Janeiro para as Competições Senac de Educação Profissional pela primeira vez. É de suma importância participarmos da etapa nacional e termos a oportunidade de chegar à competição internacional. Por isso, em tempo recorde, selecionamos e treinamos nossas competidoras. Foi feito um intenso trabalho pedagógico, aplicando nossa metodologia, que, além das competências técnicas, também abrange o aspecto comportamental, atitudinal e ético. Agora, é muito gratificante ver nossas estudantes de fato competindo. Queremos, claro, que elas conquistem as medalhas, mas principalmente, entendemos que elas já podem se considerar grandes vencedoras. O momento também é muito rico para o Senac RJ se avaliar, se aprimorar e garantir a disseminação do aprendizado. E agora a gente não para mais de participar das Competições”, afirma da diretora regional o Senac RJ, Ana Cláudia Martins.

A decisão das Competições Senac de Educação Profissional acontece até a próxima sexta-feira, 23.11. Além das fluminenses, participantes de outros 19 estados brasileiros em provas práticas que simulam situações reais do exercício profissional. Os melhores classificados em cada categoria serão conhecidos no sábado, 24.11, e ganham a chance de integrar a equipe brasileira que participa da 45ª World Skills, maior competição mundial de educação profissional, que será realizada na Rússia, em 2019, da qual participarão cerca de 1400 alunos de instituições de mais de 70 países.

Alta performance
Para chegar nesta etapa da competição, as finalistas do Rio de Janeiro se prepararam ao longo de todo este ano em uma rotina intensa de treinamento. Além das práticas diárias na cozinha e no salão de beleza, em que eram exigidas atuações precisas e cronometradas, eles receberam auxílio valioso de profissionais de mercado referência em suas áreas, como chefs de cozinha estrelados e cabeleireiros de renome nacional. O treinamento incluiu ainda o trabalho com uma coach de carreiras, orientação nutricional, exercícios de pilates e de consciência corporal.

A Competição Senac de Educação Profissional é uma das mais importantes iniciativas desse tipo no Brasil e mobiliza, desde 2016, milhares de jovens, entre 18 e 21 anos. Além de terem formação técnica de excelência, os alunos selecionados nas primeiras fases da competição participam de um treinamento intensivo, têm contato com profissionais de referência em suas áreas, aprendem as melhores práticas do mercado, descobrem inovações técnicas e tecnológicas e compartilham experiências. Além disso, trata-se de um espaço privilegiado para que os estudantes mostrem suas habilidades ao mercado de trabalho e que os empresários conheçam a excelência da capacitação profissional do Senac.

Senac RJ
O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 72 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 37 unidades em todo o estado, a instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos.

Você também poderá gostar