Emoção de sobra na estreia do Senac RJ na Competição Senac de Educação Profissional

Quatro dos 32 alunos participantes venceram a etapa estadual, que parte agora para a fase nacional; campeões irão à Rússia para a disputa mundial

Educação
Senac RJ estreia na Competição Senac de Educação Profissional
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Emoção, concentração e, claro, nervosismo tomaram conta dos 32 alunos que participaram, no dia 19 de abril, da etapa estadual da Competição Senac de Educação Profissional, uma ação do Departamento Nacional do Senac, que promove competições entre alunos, até 21 anos, representantes dos departamentos regionais. A competição tem o objetivo de destacar as habilidades técnicas e pessoais desses jovens em avaliações elaboradas, com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O Senac Copacabana sediou a etapa estadual.

Pela primeira vez, o Senac RJ faz parte dessa Competição e, na edição 2018, estreou em duas categorias: Cabeleireiro (com 20 candidatos) e Cozinheiro/Chef Executivo de Cozinha (12 candidatos). Os vencedores da etapa estadual foram Laise Pereira Lopes e Gabriel Vitoriano da Cruz Silva, na categoria Cozinheiro/Chef Executivo de Cozinha; e Lorena da Silva Hainfellner e  Pedro Henrique Silva dos Santos, em Cabeleireiro.

A competição se propõe a apresentar ao público e, especialmente, aos empresários o nível de qualidade das ações educacionais do Senac, sempre em sintonia com as demandas do mercado. Em setembro próximo ocorrerá a competição nacional, em Vitória, no Espírito Santo, e os vencedores (por categoria) vão integrar a equipe brasileira que irá ao torneio World Skills, a maior competição de educação profissional do mundo, que será realizada em Kazan, na Rússia, em agosto de 2019, com a participação de cerca de 1.400 alunos de instituições de mais de 70 países.

O desafio estadual, realizado no Senac Copacabana, em abril, reuniu atividades práticas e entrevistas com o setor de Recursos Humanos, quando os candidatos puderam demonstrar seus talentos e vivenciar experiências sociais e pessoais.

Na abertura do evento, Luiz Gastão Bittencourt, interventor do Senac RJ e do Sesc RJ, destacou a importância da educação e do trabalho na transformação da vida das pessoas. Ele falou ainda sobre o orgulho de receber alunos de diversas partes do Estado do Rio de Janeiro, destacando que os vencedores representarão o Senac RJ na etapa nacional e, futuramente, poderão ir à Rússia: “Não são apenas os selecionados hoje que ganharão, mas todos aqueles que se formam no Estado, com os nossos cursos, reconhecidos nacionalmente e mundialmente.”

A diretora do Senac RJ, Ana Claudia Martins, anunciou que, em 2019, o Senac RJ participará das quatro categorias da Competição: Cozinheiro/Chef Executivo de Cozinha, Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social. A diretora incentivou os alunos no início da competição: “Os Diretórios Regionais de todo o país vão participar e o Senac RJ tem toda a condição de ganhar. Vocês podem nos representar, representar o Brasil na Rússia! Deem o seu máximo. A coragem de vocês é que vai garantir a vaga nessa seletiva!”

Agora, os quatro vencedores da etapa estadual passarão por um período de treinamento. Boa sorte a todos!

Você também poderá gostar