Crei Sesc Senac completa 1 ano e participa da Cúpula Global sobre Deficiência (GDS), na Alemanha

No evento internacional, Centro de Educação Inclusiva pretende contribuir com ações e políticas de promoção da inclusão plena das pessoas com deficiência

Educação
Crei Sesc Senac completa 1 ano e participa da Cúpula Global sobre Deficiência (GDS), na Alemanha

O Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) Sesc Senac completa, nesta terça-feira (01/04), um ano de fundação, e vai participar, nos próximos dias 2 e 3 de abril, da Cúpula Global sobre Deficiência (GDS), promovida pela Aliança Internacional sobre Deficiência (IDA), em Berlim, na Alemanha. A instituição irá apresentar os resultados da Cúpula Regional da América Latina e Caribe sobre Deficiência, realizada no ano passado, no Rio de Janeiro. O Crei Sesc Senac também irá demonstrar sua atuação no evento mundial em um estande em parceria com o governo brasileiro.

No GDS 2025, o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, e a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos, Anna Paula Feminella, irão apresentar um relato sobre os principais temas abordados na Cúpula Regional, que o Crei coorganizou com a Rede Latino-Americana de Organizações de Pessoas com Deficiência e suas Famílias (Riadis), em dezembro passado. Serão abordados os avanços apresentados no evento latino-americano, assim como os chamados específicos para adotar ações urgentes, como representação do impulso regional para a mudança e a inclusão plena das pessoas com deficiência.

Ao sediar a Cúpula Regional, o Crei consolidou sua participação na rede de instituições de defesa dos direitos das pessoas com deficiência na América Latina, contribuindo para a articulação de ações em mais de 15 países. Esse engajamento fortalece a cooperação regional e amplia o impacto de suas iniciativas, promovendo uma inclusão mais efetiva e sustentável em toda a região.

A diretora do Crei Sesc Senac, Maria Antonia Goulart, também participará de uma mesa de discussão na GDS 2025, na qual irá reforçar o papel do centro de referência como protagonista na construção de políticas inclusivas e na troca de experiências internacionais voltadas à acessibilidade e aos direitos das pessoas com deficiência.

Crei Sesc Senac completa 1 ano

Desde abril de 2024, o Crei Sesc Senac atua na formação de educadores e na contribuição para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a inclusão e autonomia de pessoas com deficiência. A iniciativa apoia o desenho de estratégias para qualificar os sistemas de apoio para o desenvolvimento integral desse público.

Em 2025, em parceria Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Crei tem como meta capacitar 2 mil educadores oferecendo gratuitamente formação para professores da rede pública de ensino. Também estão previstas capacitações de profissionais de instituições parceiras, como o próprio Senac RJ, escolas de educação infantil do Sesc RJ e os núcleos do projeto Sesc+ Infância, que oferecem atividades gratuitas a crianças no contraturno escolar.

No primeiro edital para seleção de pessoas a serem atendidas, o Crei registrou 1.500 inscritos. Ao longo do ano passado, mais de 300 crianças, jovens e adultos com transtorno do espectro autista e trissomia 21 (síndrome de Down) foram atendidos por uma equipe transdisciplinar de 30 profissionais com serviços modernos e especializados para promover inclusão, autonomia e independência de pessoas com deficiência intelectual.

Com sede no Sesc Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o centro ocupa uma área de 570 m2 e conta com equipamentos de última tecnologia para estimulação sensorial, jardim sensorial e uma sala de baixo estímulo para atividades focadas no desenvolvimento de habilidades de concentração e autorregulação. Outro diferencial do espaço é um apartamento funcional composto por um quarto, dois banheiros, sala e cozinha para o desenvolvimento de habilidades para a vida diária. As atividades são realizadas fora do período escolar, proporcionando atendimento qualificado e apoio às famílias.

Para jovens e adultos, o Crei Sesc Senac também auxilia no ingresso no mundo do trabalho e geração de renda. Há ações voltadas para qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo. Até o momento, mais de 2700 pessoas já foram alcançadas pelos encontros do Crei Ecoar em 6 unidades do Senac RJ no estado. O programa que promove orientação profissional e estimula o acesso à renda das pessoas atendidas. O apoio à família do atendido é outro pilar do centro, que oferece orientação legal, qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo para a geração de renda. As famílias dos atendidos também têm acesso às atividades de educação, cultura, esporte e lazer promovidas pelo Sesc Tijuca.

Você também poderá gostar