​​Senac RJ realiza último simulado para as Competições Senac de Educação Profissional

Provas, entre os dias 14 e 17 de setembro, serão uma oportunidade para os três estudantes do Rio de Janeiro testarem seus conhecimentos antes da etapa nacional, que ocorre em outubro, no Espírito Santo.

Educação
​​Senac RJ realiza último simulado para concorrentes das Competições Senac de Educação Profissional

O Senac RJ promove, entre os dias 14 e 17 de setembro, o último simulado para os três estudantes do Rio de Janeiro que irão disputar as Competições Senac de Educação Profissional nas ocupações de Cozinha, Cabeleireiro e Recepção de Hotel. O simulado de Cabeleireiro será na unidade do Senac RJ de Copacabana, Cozinha na unidade da Barra da Tijuca e Recepção de Hotel na unidade Santa Luzia, no Centro do Rio. As provas, que simulam situações reais do exercício profissional, visam preparar os competidores reproduzindo as práticas dos módulos que serão exigidos na etapa nacional, no mês de outubro, em Vitória (ES). Os melhores classificados em cada categoria na final brasileira poderão integrar a equipe que participa da 46ª World Skills, maior competição mundial de educação profissional, que será realizada na China, em outubro de 2022.

Do Rio de Janeiro, irão participar da etapa nacional os alunos Isadora Rambalt, de 22 anos, na categoria Cozinha, Paulo Henrique, de 22 anos, na ocupação Cabeleireiro, e Lucas Feliciano, de 21 anos, em Recepção de Hotel. Os estudantes foram classificados em seletivas estaduais nas quais concorreram com centenas de alunos do Senac RJ. Desde então, os competidores participam de uma rotina intensa de treinamento de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira. Além das práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, eles recebem auxílio valioso de profissionais referência em suas áreas, aprendem as melhores práticas do mercado, descobrem inovações técnicas e tecnológicas e compartilham experiências.

A exigência da competição e do próprio fazer profissional no corpo dos competidores também foi levada em conta em sua preparação. Para isso, o Senac RJ contou com a parceria do Sesc RJ, que montou uma rotina de exercícios personalizada para cada competidor. Os estudantes passaram por uma avaliação física e receberam um plano de aulas individuais de aperfeiçoamento, conforme a necessidade da modalidade na qual irão competir. A rotina inclui treinos duas vezes na semana e avaliações mensais de desempenho. A preparação de consciência corporal visa trabalhar tonificação, resistência, equilíbrio, impulso, respiração, agilidade e concentração, que serão úteis aos atletas durante as provas.

Parceria com o Sheraton Para que o competidor Lucas Feliciano pudesse treinar suas habilidades em uma recepção de hotel real e vivenciar na prática todo o aprendizado desenvolvido durante o treinamento, o Senac RJ fechou parceria com o hotel Sheraton Grand Rio. O objetivo foi proporcionar condições para uma melhor performance do competidor. Com o estágio, Lucas adquiriu mais agilidade e expertise no atendimento como recepcionista em um hotel de luxo, além de observar situações reais e construir um repertório próprio de soluções para seu fazer profissional.

O treinamento de alta performance inclui ainda o trabalho com uma coach de carreiras, aulas de inglês e orientação nutricional. Os participantes também fizeram cursos extracurriculares com profissionais e instituições renomadas. Paulo Henrique aprendeu Fotografia no Celular, Corte e Coloração na Pivot Point, Mechas na Keune, Penteados no Charlem e Coloração com a Schwarzkopf. Já Isadora fez aperfeiçoamentos na Escola de Confeitaria Diego Lozano, maior escola de Confeitaria do Brasil. Lucas fez cursos de Atendimento ao Mercado de Luxo com Excelência, Informações Turísticas, Comunicação Corporativa, Comunicação Efetiva para Atendimento, Técnicas de Vendas, Atendimento Humanizado e Oratória da Comunicação. O treinamento ainda contou com atividades que visavam ampliar o repertório cultural dos jovens, como visitas a museus, galerias de arte e pontos turísticos, além de degustação em restaurantes renomados.

Devido à pandemia de Covid 19, os treinamentos foram realizados de forma online, tendo retornado ao formato presencial a partir do final de 2019 já em Centros de Treinamento exclusivos seguindo todos os protocolos sanitários.

As Competições Senac de Educação Profissional são uma das mais importantes iniciativas desse tipo no Brasil e mobilizam desde 2016, milhares de jovens, entre 18 e 22 anos. Trata-se, ainda, de um espaço privilegiado para que os estudantes mostrem suas habilidades ao mercado de trabalho e que os empresários conheçam a excelência da capacitação profissional do Senac.

Senac RJ

Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Mesmo diante da pandemia, o Senac RJ superou desafios e alcançou resultados positivos em 2020: 56 mil alunos matriculados em todos os níveis de ensino, da aprendizagem à pós-graduação, mais de 7 mil vagas de trabalho ofertadas durante a Feira Virtual, realizada em parceria com mais de 500 empresas, 9 mil orientações de carreira por meio de vídeo conferências, fóruns, chats e palestras digitais gratuitas, além da abertura de 62 novas turmas com aulas on-line em tempo real.​

Foto: Isadora Rambalt, competidora. Registrada por Carlos Herbs.

Você também poderá gostar

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.