Aluna de Beleza do Senac RJ conquista medalha de ouro na WorldSkills 2024, maior competição de educação profissional do mundo

A estudante fluminense Bruna Pimentel subiu ao topo do pódio da categoria Cabeleireiro na disputa realizada entre os dias 10 e 15 de setembro, em Lyon, na França

Beleza e Bem-estar
Aluna de Beleza do Senac RJ conquista medalha de ouro na WorldSkills 2024, maior competição de educação profissional do mundo 1

Na tarde do último domingo, 15 de setembro, a estudante friburguense do Senac RJ, Bruna Pimentel, de 22 anos, subiu ao topo do pódio da 47ª Competição Internacional da WorldSkills, realizada em Lyon, na França, para receber a medalha de ouro na categoria Cabeleireiro. A brasileira foi a melhor colocada em sua categoria na maior competição de educação profissional do mundo, que reuniu 67 países e mais de 1600 competidores.

Não consigo explicar. É um mix de emoção enorme. Eu sonhei muito com isso e, quando vi o resultado, não consegui acreditar, minha ficha não caiu ainda. Agradeço ao Senac RJ que acreditou em mim o tempo todo, da menina que eu era até a mulher que me tornei hoje. A sensação é de uma gratidão muito grande. Agradeço muito a Deus por me permitir chegar até aqui e entregar esse resultado”, afirma Bruna.

Conquistamos o primeiro ouro na World Skills da história do Senac com o Senac Rio de Janeiro na categoria Cabeleireiro. O Senac do Paraná também conquistou a prata em Saúde, além de várias menções honrosas de excelência. Estamos aqui vibrando e temos muito a agradecer a todos os nossos colaboradores, a todos que se dedicaram durante esses anos para formar nossos campeões. Mesmo aqueles que não ganharam uma medalha já são vitoriosos de estarem aqui representando o nosso país. Muito obrigado ao presidente da CNC, José Roberto Tadros, pelo apoio e muito obrigado a toda a equipe técnica e à torcida”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

Para conquistar a medalha de ouro, Bruna teve uma performance de excelência nos três dias de provas, que consistiam em desafios surpresa nos quais os competidores precisavam mostrar todas as suas habilidades profissionais. No último dia de prova de Cabeleireiro, por exemplo, no sábado, 14, Bruna precisou fazer penteado para as passarelas da moda, com direito ao desfile final. Na parte da tarde, trabalhou em um visual para o tapete vermelho do MET Gala.

Como parte da preparação para o desafio mundial, Bruna já havia conquistado a medalha de ouro de Cabeleireiro, em uma disputa com jovens profissionais de cinco países, na Global Skills Challenge, competição internacional de excelência profissional realizada na Austrália em maio deste ano. Considerada uma prévia do WorldSkills, a Global Skills reuniu 400 aprendizes, estagiários e jovens profissionais de 19 países.

No WorldSkills, o Senac RJ também foi representado na competição por Vanessa Coelho, de 21 anos, que disputou a categoria Recepção de Hotel. As duas alunas foram escolhidas para representar o Brasil após terem obtido a medalha de ouro em suas categorias nas Competições Senac de Educação Profissional, em 2023. Após essa conquista, ambas passaram todo o ano de 2024 em uma intensa rotina de treinamento, com orientação dedicada de instrutores do Senac RJ.

Chefe Expert de Recepção de Hotel Outra conquista brasileira da WorldSkills 2024 foi a reeleição da especialista do Senac RJ, Angélica Furtado, como Chefe Expert na ocupação Recepção de Hotel. Como Chefe Expert da WorldSkills, ela lidera, orienta e gerencia as equipes na competição internacional.

>Circuito Competições

Durante o treinamento, os competidores realizam práticas relativas à profissão, em que são exigidas atuações precisas e cronometradas, e contam com o auxílio de profissionais referência em suas áreas, que transmitem melhores práticas do mercado, compartilham inovações técnicas e tecnológicas e experiências. Esse processo exige a mobilização de uma série de recursos e o desenho de novos processos dentro do Senac RJ.

Por isso, é importante que o resultado da participação na competição vá muito além da medalha. Para garantir que o processo das competições não se encerre em si mesmo, o Senac RJ criou o programa Circuito, que garante o compartilhamento do aprendizado, deixando um legado que retroalimenta o negócio: disseminando novas práticas, compartilhando conhecimentos, tornando esta ação contínua e permanente para inspirar colaboradores e alunos.

O objetivo é compartilhar com o universo do Senac RJ todo aprendizado gerado durante a preparação, desenvolvimento e participação do Rio de Janeiro no projeto Competições Senac de Educação Profissional.  Para isso, os competidores das edições anteriores são peças fundamentais. Alunos que foram medalhistas nas Competições Nacionais e que até participaram do World Skills continuam atuando no Senac RJ, tanto no treinamento e avaliação de novos competidores, como atuando como instrutores e disseminadores de conteúdos em diversas áreas, entre elas compartilhando sua trajetória para inspirar alunos e na reciclagem de instrutores, aprimorando e demonstrando novas técnicas e tendências.

Você também poderá gostar