Inscrições abertas para o curso livre de Introdução à Fotografia Digital na Faculdade Senac RJ

Unindo a fotografia com as ferramentas digitais, carreira pode ser uma alternativa para fotógrafos em tempos de efervescência digital.

Audiovisual
Inscrições abertas para o curso livre de Introdução à Fotografia Digital na Faculdade Senac RJ
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Dinamismo, interatividade, um olhar apurado e familiaridade com as ferramentas digitais: esses são alguns requisitos pra quem está pensando em trabalhar com fotografia nos tempos atuais. Com a popularização da fotografia digital, o mercado fotográfico está aquecido e a procura por profissionais especializados está em crescimento. O Senac RJ oferece 13 cursos nesta área e um deles é o de Introdução à Fotografia Digital, de caráter inicial, mas que já permite ao aluno atuar como assistente de fotografia ou registrar pequenos eventos, sendo uma ótima oportunidade de ingressar na profissão.

O grande diferencial dos cursos são os docentes qualificados: como o foco é a prática, os professores selecionados são fotógrafos especializados e atuantes no mercado. Outros destaques são a metodologia Senac, com a qual o aluno aprende na prática, em estúdio e saídas fotográficas, e o certificado reconhecido no mercado. Alunos formados pelo Senac saem com grandes chances de empregabilidade.

Os maiores campos de atuação em fotografia se concentram nas áreas de Moda e Publicidade. Mas, há também espaço para quem deseja se dedicar ao registro de eventos históricos, bem como ao cotidiano das notícias jornalísticas. Além disso, um mercado em evidência na área de fotografia são os ensaios de gestante e os registros de parto. A fotógrafa Marcelle Moraes fez dois cursos do Senac RJ em 2016, um completo de Fotógrafa e outro de edição de imagens no Adobe Photoshop Lightroom, e vem se especializando em fotografar nascimentos, experiência que lhe rende muitas emoções e lindas fotos.

“Acho que no Senac eu aprendi antes de tudo a ter um conhecimento profundo sobre técnicas e equipamento. Isso foi o que mais chamou atenção no curso. Falamos sobre tudo, inclusive marketing, que é uma questão muito importante. Tivemos palestra de ex-alunos já inseridos no mercado, com a carreira consolidada, e também a experiência do professor, que ajudou muito. Entrei meio sem saber o que queria fotografar, mudei algumas vezes durante o curso. Mas conseguimos durante os cinco meses passar por todos os estilos da fotografia e já saí de lá sabendo o que queria . Justamente por não nos prender a nenhum estilo. Estúdio, externa, noite, dia, passamos por tudo”, diz ela, que começou fazendo ensaios de gestante.

Inscrições abertas para o curso livre de Introdução à Fotografia Digital na Faculdade Senac RJ 1
foto de Marcelle Moraes

O trabalho de fotógrafo não tem como requisito a formação universitária. Cursos técnicos ou livres também possibilitam a atuação nesse seguimento. A remuneração básica, segundo a Associação Profissional dos repórteres Fotográficos do Rio de Janeiro, é de R$ 359,00 por trabalho contratado por três horas. Segundo o GUIA DO ESTUDANTE, as melhores chances de mercado encontram-se fora das capitais. Os centros urbanos têm maior saturação de profissionais, além de se valerem da compra de serviços prestados por agências internacionais. A remuneração é bem variada e depende do vínculo: empregado de uma empresa jornalística ou free-lancer – que vende serviços à medida que são solicitados –, da experiência e do reconhecimento conquistado no mercado.

A área costuma exigir um “portfólio” como referência para as contratações de serviços, ou seja, um conjunto de obras já produzidas anteriormente para que a competência seja atestada. Isso pode ser conquistado por meio de estágios e, principalmente, por trabalhos em que o aprendiz se envolve com pessoas de renome, auxiliando-os. Portanto, a proatividade também pode te ajudar a conseguir seu lugar ao sol.

A dica pra quem quer levar a sério o hobby de fotografar é o curso de Introdução à Fotografia Digital, oferecido nas unidades Santa Luzia, Barra Mansa, Barra da Tijuca, Bonsucesso, Botafogo, Campos, Duque de Caxias, Irajá, Madureira, Nova Iguaçu, Petrópolis, Santo Antônio de Pádua, Teresópolis, Três Rios e Volta Redonda. Para saber sobre valores, dias e horários do curso, acesse o link acima.

Você também poderá gostar