Laboratório de Prática Profissional

O Projeto Laboratório de Prática Profissional – L2P é uma das estratégias desenvolvidas a partir dos princípios da Proposta Pedagógica do Senac RJ, com a finalidade de propiciar aos estudantes condições para uma aprendizagem significativa e transformadora.

O L2P propõe mudança de paradigmas, mudanças na prática docente e desafia o fazer da formação profissional. Essas mudanças, que estão presentes nas nossas iniciativas educacionais do Senac RJ, vêm ao encontro do que se denomina como o principal ativo deste novo século: a pessoa, o conhecimento por ela construído, os resultados do seu fazer e suas inquietações sobre o seu futuro profissional.

Ao instigar o aluno a buscar soluções para problemas reais, o L2P valoriza o trabalho em equipe, a corresponsabilidade, a autonomia na aprendizagem e a construção coletiva do conhecimento como recurso para o seu desenvolvimento.

Metodologia

Ao implantar uma metodologia baseada em competências profissionais, é importante citar o conceito que foi adotado pelo Senac RJ e que foi o fundamento da nossa Proposta Pedagógica:

“Capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.”

O texto é uma cópia de um trecho da RESOLUÇÃO CNE/CEB N.º 04/99, do MEC, conforme Art. 6º no link:
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_resol0499.pdf

Esta metodologia pressupõe que o desenvolvimento profissional é resultado do engajamento pleno do estudante em seu próprio processo de aprendizagem, e que a relação entre prática e teoria se dá por meio de desafios em situações reais ou de casos que simulam a realidade própria do contexto do trabalho – pressuposto influenciado fortemente pela Pedagogia de Projetos e fundamentado em bases neurofisiológicas da aprendizagem.

Tal como está proposto, o L2P consiste em uma estratégia e uma oportunidade de um novo caminho para a aprendizagem, contribuindo para a formação de um sujeito criativo, crítico, preparado para agir e se adaptar rapidamente às mudanças e exigências dos setores produtivos. No entanto, a sua implantação vem acompanhada de desafios para a prática docente. E o caminho a ser seguido começa por uma pergunta:

Quais as mudanças, na prática do docente de educação profissional e tecnológica, que devem acontecer para que se alcance o efetivo resultado de aprendizagem e para que os estudantes se tornem profissionais competentes e competitivos no mercado de trabalho?

Portfólio de Cases

Ateliê das Sopas 6

Ateliê das Sopas

O Laboratório de Prática Profissional (L2P) teve como objetivo criar uma nova Im...

La Maison Belle 1
Moda e Design

La Maison Belle

Planejar e Desenvolver Coleção de Peças do Vestuário da La Maison Belle

Parceria Carioca
Moda e Design

Parceria Carioca

Planejar e Desenvolver Coleção de Peças do Vestuário com a Parceria Carioca

Urece
Comunicação e Idiomas

Urece

Imagem corporativa e manual de identidade visual da Urece esporte e cultura

Unidades Sesc RJ
Moda e Design

Unidades Sesc RJ

Planejar e Desenvolver Coleção de Peças de Vestuário para Unidades Sesc RJ

Karamello
Moda e Design

Karamello

Planejar e Desenvolver Coleção de Peças de Vestuário da Karamello

Niterói
Turismo e Hotelaria

Niterói

Consultoria sobre Destino Turístico para Niterói

Niterói
Turismo e Hotelaria

Paraíba do Sul

Elaboração de Plano de Desenvolvimento de um Destino Turístico para Paraíba do S...

Feira de São Cristóvão 
Turismo e Hotelaria

Feira de São Cristóvão 

Trabalho realizado por alunos da Graduação Tecnológica em Gestão de Turismo em p...

Sesc RJ
Turismo e Hotelaria

Hotéis Sesc RJ

Elaboração de um Projeto de Meio de Hospedagem para o Sesc RJ

Vivorgânico
Cultura, Comunicação e Idiomas

Vivorgânico

Embalagem e ações promocionais em PDV da empresa Vivorgânico

Academia Maia
Negócio Base

Academia Maia

Organização da área de Recursos Humanos da Academia Maia

Dietabistrô
Cultura, Comunicação e Idiomas

Dietabistrô

Criação de Embalagens e Materiais para a Promoção do Produto no Ponto de Venda (...

ONG Amar 2
Cultura, Comunicação e Idiomas

ONG Amar

Desenvolvimento de nova Identidade da Marca e Manual de Aplicação para a ONG Ama...