Laboratório de Prática Profissional
O Projeto Laboratório de Prática Profissional – L2P é uma das estratégias desenvolvidas a partir dos princípios da Proposta Pedagógica do Senac RJ, com a finalidade de propiciar aos estudantes condições para uma aprendizagem significativa e transformadora.
O L2P propõe mudança de paradigmas, mudanças na prática docente e desafia o fazer da formação profissional. Essas mudanças, que estão presentes nas nossas iniciativas educacionais do Senac RJ, vêm ao encontro do que se denomina como o principal ativo deste novo século: a pessoa, o conhecimento por ela construído, os resultados do seu fazer e suas inquietações sobre o seu futuro profissional.
Ao instigar o aluno a buscar soluções para problemas reais, o L2P valoriza o trabalho em equipe, a corresponsabilidade, a autonomia na aprendizagem e a construção coletiva do conhecimento como recurso para o seu desenvolvimento.
Metodologia
Ao implantar uma metodologia baseada em competências profissionais, é importante citar o conceito que foi adotado pelo Senac RJ e que foi o fundamento da nossa Proposta Pedagógica:
“Capacidade de articular, mobilizar e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessários para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho.”
O texto é uma cópia de um trecho da RESOLUÇÃO CNE/CEB N.º 04/99, do MEC, conforme Art. 6º no link:
http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/tecnico/legisla_tecnico_resol0499.pdf
Esta metodologia pressupõe que o desenvolvimento profissional é resultado do engajamento pleno do estudante em seu próprio processo de aprendizagem, e que a relação entre prática e teoria se dá por meio de desafios em situações reais ou de casos que simulam a realidade própria do contexto do trabalho – pressuposto influenciado fortemente pela Pedagogia de Projetos e fundamentado em bases neurofisiológicas da aprendizagem.
Tal como está proposto, o L2P consiste em uma estratégia e uma oportunidade de um novo caminho para a aprendizagem, contribuindo para a formação de um sujeito criativo, crítico, preparado para agir e se adaptar rapidamente às mudanças e exigências dos setores produtivos. No entanto, a sua implantação vem acompanhada de desafios para a prática docente. E o caminho a ser seguido começa por uma pergunta:
Quais as mudanças, na prática do docente de educação profissional e tecnológica, que devem acontecer para que se alcance o efetivo resultado de aprendizagem e para que os estudantes se tornem profissionais competentes e competitivos no mercado de trabalho?