O que é

Jovens Talentos Moda Senac RJ é um concurso que vai revelar os melhores alunos de Moda do Senac RJ para o mercado. Com o tema ID+Rio, o concurso possui quatro categorias e cada participante deve escolher apenas uma delas:
- CRIAÇÃO
- COSTURA
- MODELAGEM
- PRODUÇÃO DE MODA

quem pode participar

O concurso é destinado exclusivamente aos alunos e ex-alunos dos cursos de Moda do Senac RJ.

como participar

Leia atentamente o regulamento, escolha sua categoria e preencha a ficha de inscrição. Os participantes nas categorias CRIAÇÃO e PRODUÇÃO DE MODA deverão enviar seus trabalhos para avaliação, enquanto os inscritos nas categorias COSTURA e MODELAGEM participarão de provas objetivas e práticas nas Unidades do Senac RJ.

Premiação

Os três primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios em dinheiro e ainda haverá prêmios por menção honrosa.

Inscrições
De 1/5 a 15/7

X

FAQ Concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ

É uma iniciativa de caráter exclusivamente artístico-cultural desenvolvida pelo Senac RJ que se destina a fomentar a criatividade e a cultura, a estimular e a identificar o fazer da moda, por meio das atividades educacionais no âmbito da instituição, além de promover a valorização de alunos e ex-alunos dos cursos de Moda do Senac RJ.

Alunos regularmente matriculados em cursos de Moda do Senac RJ; ex- alunos do curso Técnico em Criação e Coordenação de Moda (qualquer ano de conclusão) e ex-alunos com formação concluída desde o ano de 2016 nos cursos de Moda do Senac RJ, como: Técnico em Produção de Moda; Styling e Produção de Moda; Produção de Moda; Branding e Marketing de Moda; Moda e Mídias Digitais; Consultoria de Imagem; Vitrinista; Design de Vitrines; Técnicas de Visual Merchandising; Moda e Estilo; Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção; Moda Sustentável; Laboratório Customização e Upcycling; Cool Hunting; Processo Criativo em Moda; Instagram na prática para moda; Técnico em Modelagem do Vestuário; Costureiro; Modelista; Modelagem Infantil; Modelagem Moda Praia e Fitness.

A participação é individual, voluntária e gratuita. Os participantes devem realizar sua inscrição através do preenchimento de ficha on-line no site do Senac RJ: https://www.rj.senac.br/jovenstalentosmodasenac/ e escolher uma das categorias do concurso.

As inscrições ocorrem de 01/05/2019 a 15/07/2019.

O concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ é dividido em 4 categorias: Criação, Modelagem, Costura e Produção de Moda.

Sim, não há obrigatoriedade no vínculo de uma categoria com o curso realizado. Um aluno ou ex-aluno de Costureiro, por exemplo, pode se candidatar na categoria de Modelista, e vice-versa. Mas a participação é individual e apenas em uma categoria.

Os participantes devem usar a criatividade como fonte de produção e inovação dentro do tema "ID+Rio". Os projetos deverão traduzir o que é a identidade da moda carioca, indo além dos pontos turísticos tradicionais e clichês da cidade. A ideia é mostrar um Rio de Janeiro que abraça a pluralidade e que tem na sua diversidade um marco do seu encanto.

O concurso está dividido em duas fases e cada categoria possui diferentes entregas.
A primeira fase é a classificatória e a segunda fase é a final, onde serão divulgados os vencedores em cada categoria.

A categoria Criação deverá apresentar o projeto de uma minicoleção com 3 (três) looks, contendo: 1 (um) memorial descritivo em texto com a interpretação do participante para o tema proposto apresentado (formatação fonte Arial n° 12; espaçamento entre linhas de 1,5cm; margem superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm); 3 (três) croquis em papel tamanho A4; Ficha técnica contendo desenho técnico e as informações completas de cada um dos 3 (três) croquis da coleção apresentada. Serão classificados até 6 (seis) finalistas que irão para a segunda fase.

As categorias Modelagem e Costura farão, cada uma, uma prova objetiva de 10 (dez) questões on-line para testar conhecimentos específicos em cada área. A realização da prova acontecerá em data a ser informada pelo Senac RJ, entre os dias 16/07/2019 a 31/07/2019. O participante receberá um link por e-mail para ter acesso e realizar a prova na data marcada. Serão classificados até 20 (vinte) finalistas de cada categoria que irão para a segunda fase.

A categoria Produção de Moda deverá apresentar um moodboard inspiracional com imagens que traduzam o tema proposto em papel tamanho A4 e um memorial descritivo em texto com a interpretação do participante para o tema proposto apresentado (formatação fonte Arial n° 12; espaçamento entre linhas de 1,5cm; margem superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm). Serão classificados até 6 (seis) finalistas que irão para a segunda fase.

Os finalistas na categoria Criação deverão confeccionar, com apoio do Senac RJ, sua minicoleção de 3 (três) looks que serão apresentados em um desfile de moda. O desfile acontecerá em um evento de premiação promovido pelo Senac RJ em 07/11/2019.

Os finalistas na categoria Modelagem farão uma prova prática com duração de três horas, em laboratório de moda do Senac RJ, executando um molde a partir de uma ficha técnica com especificações da peça a ser desenvolvida e detalhamento dos insumos necessários para o cumprimento da atividade. O Senac RJ irá disponibilizar posteriormente (em data a ser agendada) laboratórios de moda, instrutor para execução da etapa de costura sob orientação do aluno, bem como os tecidos para a concepção da modelagem desenvolvida. Os trabalhos dos finalistas serão expostos em evento de premiação promovido pelo Senac RJ em 07/11/2019.

Os finalistas na categoria Costura também farão uma prova prática com duração de três horas, no laboratório de moda do Senac, costurando uma roupa a partir de ficha técnica e peça-piloto entregues pelo Senac RJ junto com os insumos necessários para o cumprimento da atividade. Os trabalhos dos finalistas serão expostos em evento de premiação promovido pelo Senac RJ em 07/11/2019.

Os finalistas na categoria Produção de Moda deverão executar o styling e a produção de um desfile de moda para uma marca convidada pelo Senac RJ. O desfile acontecerá em um evento de premiação promovido pelo Senac RJ em 07/11/2019.

O Senac RJ apoiará os finalistas da categoria Criação na produção de seus 3 (três) looks. Para isso, disponibilizará em data e Unidade Senac RJ a ser agendada a estrutura de seus laboratórios de moda, costureiras e modelistas para a confecção das peças, sob orientação do finalista. Os insumos (tecidos) serão subsidiados pelo Senac RJ e/ou apoiadores.

Para o desfile da segunda fase, o Senac RJ disponibilizará um profissional de styling para dar suporte à direção e produção de moda do desfile, bem como apoio ao finalista na escolha da trilha sonora. O casting de modelos, beleza, iluminação e infraestrutura de passarela também serão de responsabilidade do Senac RJ. Os acessórios para o desfile devem ser providenciados pelos finalistas.

As marcas que terão seus desfiles produzidos pelos finalistas da categoria Produção de Moda serão escolhidas e indicadas pelo Senac RJ, que irá montar a agenda de encontros necessários para o desenvolvimento dos projetos.

Para o desfile da segunda fase, o Senac RJ disponibilizará o casting de modelos, beleza, iluminação e infraestrutura de passarela. O finalista será responsável pela escolha da trilha sonora e dos acessórios para o desfile.

Ao todo serão 21 finalistas divididos em:

6 finalistas na categoria Criação,
6 finalistas na categoria Modelagem,
6 finalistas na categoria Costura,
3 finalistas na categoria Produção de Moda.

As categorias Criação e Produção de Moda deverão enviar seus projetos via correio na modalidade SEDEX, em envelopes lacrados e identificados com os dados do participante, até o dia 15/08/2019 para a Sede do Senac RJ: Rua Marquês de Abrantes, 99 / 2º andar – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ – CEP 22230-060. A/C: Concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ. Como opção, os envelopes também poderão ser entregues presencialmente no mesmo endereço.

As provas práticas, com duração de três horas, acontecerão em laboratório de moda do Senac RJ, Unidade Copacabana, localizada na Rua Pompeu Loureiro, 45 - Copacabana, Rio de Janeiro – RJ e/ou Unidade Marapendi localizada na Av. das Américas, 3959 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

As categorias Criação e Produção de Moda têm até o dia 15/08/2019 para envio dos seus projetos na primeira fase.

As categorias Modelagem e Costura realizarão a prova objetiva on-line em uma data a ser marcada pelo Senac RJ entre os dias 16/07/2019 a 31/07/2019.

As categorias Criação e Produção de Moda apresentarão seus desfiles no dia 07/11/2019 em evento do Senac RJ.

As categorias Modelagem e Costura realizarão a prova prática em laboratório Senac em uma data a ser marcada pelo Senac RJ entre os dias 10/08/2019 a 31/08/2019.

Será constituída uma comissão julgadora composta por até 6 (seis) membros, especialistas na área de Moda, e presidida pelo Embaixador de Moda Senac RJ, para analisar e selecionar os trabalhos a partir de critérios específicos para cada categoria.

Serão adotados, por categoria e fase, os critérios de:

Criação:
1ª fase – Coerência da coleção ao tema proposto; Criatividade; Originalidade; Contemporaneidade e Adequação à viabilidade comercial.
2ª fase – Qualidade do produto final – Modelagem e montagem.

Modelagem:
1ª fase – Pontuação mínima de 6 (seis) na prova objetiva on-line.
2ª fase – Coerência dos moldes ao descritivo da ficha técnica; Informações contidas nas partes do molde e piques necessários; Capricho e acabamento na apresentação dos moldes; Limpeza e organização do ambiente de trabalho ao longo da atividade.

Costura:
1ª fase – Pontuação mínima de 6 (seis) na prova objetiva on-line.
2ª fase – Montagem da peça que corresponda ao desenho e medidas da ficha técnica; Qualidade no acabamento e limpeza da peça; Caimento da peça pronta; Conhecimento e manuseio do maquinário e equipamentos em geral; Limpeza e organização do ambiente de trabalho ao longo da atividade.

Produção de Moda:
1ª fase – Adequação ao tema da coleção de moda proposto; Criatividade; Qualidade do moodboard apresentado – montagem e acabamento.
2ª fase – Styling/Edição/Produção de Moda do desfile apresentado.

O Senac RJ divulgará os resultados dos finalistas em seu site www.rj.senac.br/jovenstalentosmoda, por categoria, até 30/10/2019 e os grandes vencedores serão divulgados em evento do Senac RJ em 07/11/2019.

As premiações serão em dinheiro para os 3 (três) primeiros colocados de cada categoria:

1º lugar: R$3.000,00; 2º lugar: R$2.000,00; 3º lugar: R$1.000,00.
O 1º lugar das categorias de Criação e Produção de Moda receberão também um prêmio por menção honrosa, de acordo com os critérios de: Compromisso com prazos e Profissionalismo. Criação receberá uma máquina de costura e Produção de Moda uma câmera fotográfica.
Os valores serão pagos por depósito em conta-corrente de cada ganhador.

Sim, em caso de dúvidas, o participante poderá enviar um e-mail para jovenstalentosmoda@rj.senac.br.