O que é

Jovens Talentos Moda Senac vai revelar os melhores alunos da área para o mercado com o tema NOVAS CONEXÕES.

Escolha um dos quatro perfis abaixo e participe. Sucesso profissional é tendência por aqui:

  • CRIAÇÃO DE MODA
  • COSTURA
  • MODELAGEM
  • PRODUÇÃO DE MODA

quem pode
participar

O concurso é destinado exclusivamente aos alunos e ex-alunos dos cursos de Moda do Senac RJ, mas a escolha do perfil é livre, não precisa ser a mesma do curso realizado.

como
participar

Leia atentamente o regulamento, escolha seu perfil e preencha a ficha de inscrição.

Nessa edição, os participantes de todos os perfis - CRIAÇÃO DE MODA, PRODUÇÃO DE MODA, COSTURA e MODELAGEM - devem submeter seus projetos digitais para análise, e os inscritos em COSTURA e MODELAGEM ainda participam de etapa presencial, com prova prática nas Unidades do Senac RJ.

premiação

Os vencedores de cada perfil recebem prêmios em dinheiro.

INSCRIÇÕES

Inscrições Encerradas

x

FAQ Concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ

O que é o Concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ?

É uma iniciativa de caráter, exclusivamente, artístico-cultural desenvolvido pelo Senac RJ que se destina a fomentar a criatividade e a cultura, a estimular e a identificar o fazer da moda, por meio das atividades educacionais no âmbito da instituição, além de promover a valorização de alunos e ex-alunos dos cursos de Moda Senac RJ.

Quem pode participar?

Alunos regularmente matriculados em cursos de Moda Senac RJ; ex-alunos do curso Técnico em Criação e Coordenação de Moda (qualquer ano de conclusão) e ex-alunos com formação concluída desde o ano de 2017 nos cursos de Moda Senac RJ, como: Aperfeiçoamento em Corte, Costura e Modelagem; Branding e Marketing de Moda; Confecção de bolsas em tecidos; Consultoria de Imagem; Costureiro; Design de Vitrines; Estratégia de vitrine e promoção para o varejo; Laboratório de Customização e Upcycling; Moda e Estilo; Moda e Mídias Digitais; Modelagem Audaces; Modelagem e Costura para Iniciantes; Modelagem Infantil; Modelagem Moda Praia e Fitness; Modelagem Moda Praia e Íntima; Modelista; Oficina de Costura: Conserto e Ajustes; Pesquisa, Planejamento e Desenvolvimento de Coleção; Produção de Moda; Styling e Produção de Moda; Técnicas de Visual Merchandising; Técnico em Modelagem do Vestuário; Técnico em Produção de Moda; Vitrinista; WK Confecção de Bolsas em Tecidos; WK Conserto e Reforma de Roupas; WK Cool Hunting; WK Instagram na prática para moda; WK Moda e Estilo; WK Moda Sustentável; WK Modelagem Criativa; WK Modelagem Infantil;WK Processo Criativo em Moda

A participação é individual, voluntária e gratuita. Os participantes devem realizar uma inscrição através do preenchimento de ficha online no site Senac RJ e escolher uma das categorias do concurso.

Qual o período de inscrição?

As inscrições ocorrem de 02/08/2021 a 20/09/2021.

Quais são os perfis de alunos do concurso?

O concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ é dividido em 4 perfis: Criação de Moda, Produção de Moda; Costura e Modelagem.

Alunos e ex-alunos de cursos Senac RJ Moda podem se candidatar em qualquer um dos perfis? Por exemplo, um aluno ou ex-aluno do curso Vitrinista pode se candidatar no perfil Criação de Moda?

Sim, não há obrigatoriedade no vínculo de um perfil com o curso realizado. Um aluno ou ex-aluno de Costureiro, por exemplo, pode se candidatar no perfil de Modelista, e vice-versa. Mas, a participação é individual e apenas em um perfil.

O concurso Jovens Talentos Moda Senac RJ possui um tema?

Os participantes devem usar a criatividade como fonte de produção e inovação dentro do tema "Novas Conexões". Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos deverão unir diversidade e inclusão, duas qualidades organicamente ligadas à moda. O propósito é que tudo faça sentido e esteja ligado ao todo. Os jovens talentos deverão apresentar um design com uma visão de mundo diverso, inclusivo, disruptivo: digital + natural, casa + trabalho, ciência + misticismo, antigo + futuro.

Como funciona o concurso?

O concurso será realizado em até duas etapas. Para os perfis Criação de Moda e Produção de moda, o concurso conta com apenas uma etapa final, com análise dos projetos recebidos pela banca julgadora. Na primeira etapa dos perfis Costura e Modelagem, será realizada seleção de 10 finalistas de cada perfil por meio de análise dos trabalhos recebidos por uma banca julgadora. Na segunda etapa, haverá uma prova prática realizada em uma unidade do Senac.

O que deve ser enviado no projeto do perfil Criação de Moda?

O perfil Criação de Moda deverá apresentar o projeto de uma minicoleção de moda com 3 looks, contendo:

  • Um memorial descritivo em texto com a interpretação do participante para o tema proposto apresentado (formatação fonte Arial n° 12; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; margem superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm).
  • Desenho de coleção comercial com 3 (três) croquis em formato A4 com adequação ao tema do concurso divulgado no regulamento.
  • Ficha técnica contendo desenho técnico e as informações completas de cada um dos 3 (três) croquis da coleção apresentada.
  • Um vídeo de apresentação do participante, gravado em formato vertical, com a defesa de seu projeto, com até 1 minuto de duração, formato digital (.MP4 ou .MOV).

O que deve ser enviado no projeto do perfil Produção de Moda?

O perfil Produção de Moda deverá apresentar o projeto de um editorial de moda e fashion film (vídeo de moda), contendo:

  • Um memorial descritivo em texto com a interpretação do participante para o tema proposto apresentado (formatação fonte Arial n° 12; espaçamento entre linhas de 1,5 cm; margem superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm).
  • Um moodboard (painel de referências) com imagens que traduza o tema proposto divulgado neste regulamento para entrega em formato digital tamanho A4.
  • Um editorial de moda, com produção que traduza o tema proposto, alinhado ao moodboard apresentado, para entrega digital, formato 1 página inteira de Revista (21,2 x 27,6 cm).
  • Um vídeo de Filme de Moda (“fashion film”), como obra audiovisual de expressão artística e proposta criativa abordando aspectos do projeto, que traduza o tema proposto, alinhado ao Editorial apresentado, com até 2 minutos de duração. O vídeo de Filme de Moda para download deve ser disponibilizado em formato digital (.MP4 ou .MOV), com resolução de 720p ou 1080p (recomendamos arquivos em 1080p) e áudio em 2.0.
  • Ficha técnica completa com informações sobre o Editorial e o vídeo Filme de Moda apresentados, com os devidos créditos de marcas das roupas/acessórios, modelos, beleza, locação, fotógrafo, diretor de arte, operador de câmera, entre outros.
  • Um vídeo de apresentação do participante, gravado em formato vertical, com a defesa de seu projeto, com até 1 minuto de duração (.MP4 ou .MOV).

Como e até quando devem ser enviados os materiais dos perfis Criação de Moda e Produção de Moda?

Os projetos deverão ser enviados, em formato digital, exclusivamente pela web, em link único, para o e-mail jovenstalentosmoda@rj.senac.br, até às 17h do dia 28/10/2021. O envio do material será feito via plataforma de compartilhamento de arquivos a critério do participante (recomendamos os sites Wetransfer e SendSpace). Cada arquivo deverá ser nomeado com nome e sobrenome do participante, e tipo de material (Por exemplo: FulanoDeTal_Croqui_Memorial.pdf).

O que deve ser enviado no projeto do perfil Costura, na 1ª fase?

A primeira é a etapa seletiva e consiste na confecção de um Plano de Corte e uma Sequência Operacional. As orientações para a realização do trabalho serão enviadas aos inscritos pelo e-mail do concurso: jovenstalentosmoda@rj.senac.br, após validação de suas inscrições.

Além dos dois arquivos contendo o Plano de Corte e a Sequência Operacional, o candidato ainda precisará entregar um vídeo de apresentação e defesa do trabalho realizado – quando terá a oportunidade de explicar o que fez, fortalecendo os motivos de suas escolhas técnicas. O vídeo deverá ser gravado em formato vertical, e ter até 2 minutos de duração (.MP4 ou .MOV).

Caso o candidato não se sinta confortável de aparecer na filmagem, ele pode optar por ausentar sua imagem do vídeo, mas isso não deve prejudicar a explicação que deve estar clara. Os trabalhos devem aparecer na filmagem ilustrando a defesa realizada.

O que deve ser enviado no projeto do perfil Modelagem, na 1ª fase?

A primeira é a etapa seletiva e consiste na confecção de uma Ficha Técnica e de um Plano de Ilustração. As orientações para a realização do trabalho serão enviadas aos inscritos pelo email do concurso: jovenstalentosmoda@rj.senac.br, após validação de suas inscrições.

Além dos dois arquivos, contendo a Ficha Técnica e o Plano de Ilustração, o aluno candidato ainda precisará entregar um vídeo de apresentação e defesa do trabalho realizado – quando terá a oportunidade de explicar o que fez, fortalecendo os motivos de suas escolhas técnicas. O vídeo deverá ser gravado em formato vertical, e ter até 2 minutos de duração (.MP4 ou .MOV).

Caso o candidato não se sinta confortável de aparecer na filmagem, ele pode optar por ausentar sua imagem do vídeo, mas isso não deve prejudicar a explicação que deve estar clara. Os trabalhos devem aparecer na filmagem ilustrando a defesa realizada.

Como e até quando devem ser enviados os materiais dos perfis Costura e Modelagem?

O envio de todos os materiais deverá ser feito via plataforma de compartilhamento de arquivos a critério do participante (recomendamos os sites Wetransfer e SendSpace) para o e-mail jovenstalentosmoda@rj.senac.br, até às 17h do dia 28/10/2021.

Cada arquivo deverá ser nomeado com nome e sobrenome do participante, e tipo de material. (Exemplo: “FulanoDeTal_Ficha_Técnica.pdf; FulanoDeTal_ Plano_Ilustração.pdf).

Quando acontece a 1ª fase dos perfis Costura e Modelagem?

O envio de trabalhos da 1a etapa deve ocorrer até 28/10/2021

São quantos finalistas em cada perfil de Costura e Modelagem?

Serão 10 finalistas de Costura e 10 finalistas de Modelagem

Em que consiste a prova do perfil Modelagem, na 2ª fase?

O candidato aprovado para a segunda etapa fará uma prova que consiste em um trabalho que poderá ser executado em até 8 (oito) horas. Os candidatos farão um estudo de interpretação e seus moldes devidamente sinalizados referentes ao modelo da ficha técnica.

Serão enviadas orientações prévias aos inscritos para a realização da prova pelo email do concurso: jovenstalentosmoda@rj.senac.br.

Em que consiste a prova do perfil Costura, na 2ª fase?

O candidato aprovado para a segunda etapa fará uma prova que consiste em um trabalho que poderá ser executado em até 8 (oito) horas. Os candidatos farão o risco, corte e a montagem de 1 (uma) peça na presença da comissão julgadora.

Serão enviadas orientações prévias aos inscritos para a realização da prova pelo email do concurso: jovenstalentosmoda@rj.senac.br.

Quando acontece a 2ª fase dos perfis Costura e Modelagem?

Prova presencial da segunda etapa dos perfis de Costura e Modelagem ocorrerá até 27/11/2021.

Onde serão realizadas as provas práticas, 2ª fase, dos perfis Modelagem e Costura?

As provas práticas, com duração de 8 horas, acontecerão em laboratório de moda do Senac RJ, na unidade(s) de Copacabana, localizada na Rua Pompeu Loureiro, 45 - Copacabana, Rio de Janeiro – RJ e/ou Marapendi localizada na Av. das Américas, 3959 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ e/ou Nova Iguaçu, localizada na Rua Coronel Carlos Matos, 86 - Centro, Nova Iguaçu – RJ.

Como serão avaliados os projetos?

Será constituída uma comissão julgadora composta por até 06 (seis) membros especialistas na área de Moda para analisar e selecionar os trabalhos a partir de critérios específicos para cada perfil.

Quais são os critérios de julgamento dos projetos?

Serão adotados, por perfil e fase, os critérios de:

Criação de Moda:
ORIGINALIDADE - Projeto mais inovador, original, autoral e com habilidades criativas:

  • Coerência da coleção ao tema proposto
  • Pesquisa de moda com referências e adequação ao tema
  • Criatividade autoral

QUALIDADE TÉCNICA - Projeto com o melhor desenvolvimento e apresentação na qualidade dos detalhes e acabamentos:

  • Apresentação visual e escrita (memorial/croqui)
  • Informações completas (ficha técnica)
  • Qualidade do trabalho

Produção de Moda:
PESQUISA E CURADORIA - Projeto com a melhor pesquisa visual e escrita, e curadoria de peças utilizadas nos materiais:

  • Adequação ao tema proposto
  • Apresentação visual e escrita (memorial/moodboard)
  • Curadoria de materiais (ficha técnica)

CRIATIVIDADE - Projeto com a imagem de moda mais inusitada, a ideia mais original na criação e produção dos materiais:

  • Qualidade do trabalho (editorial/vídeo de moda)
  • Apresentação visual (editorial/vídeo de moda)
  • Originalidade

Modelagem:
1ª fase – envio digital de Ficha Técnica, Plano de Ilustração e vídeo de defesa.

  • Trabalho completo de acordo com solicitação;
  • Plano de Ilustração coerente com modelo proposto e com melhores soluções técnicas e ergonômicas;
  • Ficha técnica completa e corretamente preenchida;
  • Vídeo de defesa do trabalho realizado com linguagem clara e explicações técnicas coerentes.

2ª fase – prova prática presencial.

1. PLANEJAMENTO E INTERPRETAÇÃO – fidelidade dos moldes em relação ao modelo proposto e melhores soluções técnicas.

  • Trabalho completo de acordo com modelo proposto na ficha técnica;
  • Coerência da interpretação ao descritivo da ficha técnica;
  • Melhores soluções técnicas e ergonômicas;
  • Limpeza e organização do ambiente de trabalho ao longo da atividade.

2. CRIAÇÃO DOS MOLDES – coerência com modelo proposto e qualidade na limpeza e sinalização das partes.

  • Trabalho completo de acordo com modelo proposto na ficha técnica;
  • Coerência dos moldes ao descritivo da ficha técnica;
  • Sinalização dos moldes: piques, furos, pences, modelo, frequência de corte, fio, etc;
  • Limpeza e capricho dos moldes

Costura:
1ª fase – envio digital de plano de corte, sequência operacional e vídeo de defesa.

  • Trabalho completo de acordo com solicitação;
  • Definição da sequência operacional mais indicada visando o menor tempo de execução da etapa;
  • Plano de Corte com melhor solução de encaixe visando economia de recursos;
  • Vídeo de defesa do trabalho realizado com linguagem clara e explicações técnicas coerentes.

2ª fase – prova prática presencial.

1. CORTE E SEQUÊNCIA OPERACIONAL – melhores soluções de encaixe, corte e sequência operacional (economia de recursos).

  • Melhor solução de encaixe visando economia de recursos;
  • Realização do corte com precisão técnica;
  • Definição da sequência operacional mais indicada visando o menor tempo de execução da etapa;
  • Conhecimento e manuseio dos equipamentos em geral;
  • Limpeza e organização do ambiente de trabalho ao longo da atividade.

2. MONTAGEM E ACABAMENTO – capricho na costura e acabamento.

  • Trabalho completo de acordo com modelo proposto na ficha técnica (peça inteiramente costurada);
  • Capricho na montagem e acabamentos;
  • Escolha de soluções de acabamentos;
  • Conhecimento e manuseio dos equipamentos em geral;
  • Limpeza e organização do ambiente de trabalho ao longo da atividade.

Quando e onde serão divulgados os nomes dos finalistas e dos vencedores?

O Senac RJ divulgará os resultados dos finalistas em seu site: 1ª fase de Costura e Modelagem: Até de 16/11/2021 Fase final de Criação de Moda e Produção de Moda: Até 10/12/2021

Todos os vencedores serão divulgados até o dia 10/12/2021.

Como será a premiação?

Os ganhadores em todas as categorias receberão, cada um, o valor de R$ 1.000,00 (hum mil reais), livre de impostos, em depósito em conta corrente física em nome do participante. Caso o ganhador não possua conta corrente física em seu nome, ele precisará efetuar a abertura de uma, caso contrário o valor não poderá ser depositado.

Pode haver apenas 1 (um) ganhador por perfil de aluno, nas duas categorias. Se houver apenas 1 ganhador nas duas categorias, este receberá o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), livre de impostos, em depósito em conta corrente física em nome do participante.

Há um canal direto para dúvidas?

Sim, em caso de dúvidas, o participante poderá enviar um e-mail para jovenstalentosmoda@rj.senac.br.