Senac RJ lança novo curso de Libras Conversação

Senac RJ lança mais um curso da Língua Brasileira de Sinais, o curso Libras Conversação. Com 40h, o programa é destinado a estudantes e profissionais que já concluíram o nível avançado de Libras e buscam aprimorar a fluência no idioma. Ao término do curso, o aluno poderá conversar utilizando a Língua Brasileira de Sinais em diferentes contextos e temáticas do cotidiano, ampliando a comunicação e interação entre surdos e ouvintes. A turma terá início no dia 31 de agosto, na unidade do Senac RJ em Campo Grande (Rua Barcelos Domingos, 58 -Campo Grande). Mais informações pelo telefone (21) 4020-2101 e www.rj.senac.br.

Além do novo curso, o Senac RJ já oferece os cursos Libras Básico (160h) e Libras Avançado (160h), com turmas abertas em diversas unidades. No primeiro, o aluno desenvolve competências linguísticas que permeiam o processo cognitivo envolvido na aprendizagem de línguas e ainda compreenderá características culturais da comunidade surda. Ao finalizar o curso, ele é capaz de se comunicar adequadamente utilizando expressões básicas de Libras. Já o segundo é voltado a pessoas que possuem conhecimentos básicos de Libras. O curso aprimora a capacidade de comunicar-se em Libras, com pessoas surdas ou ouvintes fluentes na Língua Brasileira de Sinais de forma espontânea e eficaz e também a capacidade de sinalizar pequenos textos, músicas e poesias com pouca complexidade.

Mercado em expansão

Em 2018, em relação ao ano anterior, o Senac RJ triplicou o número de turmas dos cursos de Libras, passando de 6 turmas, em 2017, para 18 no ano passado. Em relação ao número de alunos inscritos, o crescimento foi de 175%. Esse crescimento pode ser atribuído ao aumento do mercado de trabalho para os profissionais que falam esse idioma após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a segunda língua oficial do país, em 2002, o que viabilizou a inclusão da comunidade surda em diversos espaços sociais.

A tendência de crescimento se mantém para os próximos anos. De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2010, o Brasil tem 9,7 milhões de pessoas surdas, o que representa 5,1% da população do país. No que se refere a faixa etária, quase 1 milhão são crianças e jovens de até 19 anos. No entanto, embora haja evidências do progresso das políticas públicas e conquistas dos direitos da comunidade surda, sabe-se que os surdos ainda enfrentam muitos desafios de acessibilidade e o principal deles é a comunicação.

Senac RJ

O Senac RJ atua há 73 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. A instituição de ensino investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes.

Senac RJ

www.rj.senac.br e (21) 4020-2101

 

Libras Conversação (40h)

Unidade Campo Grande

Início: 31/08/2019

Datas e horários: Sábados, das 9h às 13h

Libras Básico (160h)

Unidade Copacabana

Início: 19/08/2019

Datas e horários: 2ª,4ª,6ª, das 13h às 17h

Unidade Marechal Floriano

Início: 10/09/2019

Datas e horários: 3ª e 5ª, das 18h às 22h

Unidade Duque de Caxias

Início: 28/09/2019

Datas e horários: Sábados, das 9h às 13h

Libras Avançado (160h)

Unidade Campo Grande

Início: 03/09/2019

Datas e horários: 3ª e 5ª, das 19h às 22h