Fecomércio, Sesc e Senac RJ trabalham pelo Rio

Não obstante o cenário crítico, fomentado pela pandemia e pelo corte de 50% na arrecadação compulsória do Sistema S nos próximos três meses, Fecomércio, Sesc e Senac RJ seguem atuando em prol do estado do Rio de Janeiro, através de iniciativas que potencializem as ações governamentais, ofereçam bem-estar à população e mitiguem o impacto social do novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro.

Presentes em mais de 30 municípios fluminenses, Sesc e Senac RJ sofrerão grande impacto com o corte da verba destinada à operacionalização do Sistema. Em 2019, o Sesc RJ realizou 32.489.056 atendimentos em suas 21 unidades e ações extensivas. Com projetos ativos nas áreas de cultura, lazer, educação, saúde e assistência, a instituição conta com o empenho de 2.336 colaboradores, que trabalham para o desenvolvimento do estado. O Senac RJ qualificou 157.043 pessoas, alunos dos 244 cursos de aprendizagem, livres, técnicos, graduação, pós e especialização. Projetos como as Unidades Móveis, que levam cursos gratuitos a cidades onde não há uma das 32 unidades operacionais do Senac RJ, e o Banco de Oportunidades, que conecta alunos e ex-alunos ao mercado, reforçam o papel da instituição de educar para o trabalho.

Além da sua atuação junto aos órgãos de governo com o objetivo de preservar a atividade econômica e, por consequência, os empregos nesse período de crise, a Fecomércio-RJ, que representa o setor de comércio de bens, serviços e turismo no estado, adaptou a atuação de Sesc e Senac RJ fazendo com que seus serviços cheguem à sociedade fluminense mesmo com as restrições impostas pelo isolamento social. Confira algumas ações:

 

FECOMÉRCIO RJ

A entidade que representa o setor responsável por ¾ dos empregos do estado – em sua grande maioria micros e pequenos empresários – está em contato próximo com as autoridades municipais e do estado. Por um lado, vem cobrando medidas compensatórias que visem a preservar os negócios e os empregos do setor. Por outro, está municiando o poder público com informações que ajudem na tomada de decisões de modo que elas não impactem negativamente na atividade econômica, piorando ainda mais a crise social gerada pelo novo coronavírus.

A entidade propõe às autoridades seis medidas: postergação do prazo para o recolhimento dos tributos federais, de forma total ou parcial, pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias e, após referido período, o parcelamento sem multa de tais valores pelo prazo de 18 (dezoito) meses; e a postergação do prazo para o recolhimento dos tributos devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), de forma total ou parcial, pelo prazo de 180 (cento e oitenta dias) dias e, após referido período; o parcelamento sem multa de tais valores pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, considerando a necessidade de tratamento diferenciado a estes empresas, previsto no Art. 179 da Constituição Federal.

Além disso, a Fecomércio RJ também solicita: carência de 120 (cento e vinte dias) dos parcelamentos em curso referentes a tributos pregressos; desoneração de todos os tributos incidentes sobre a folha de pagamento pelo prazo de 90 (noventa) dias; a busca junto aos bancos estatais da criação de linhas de crédito de capital de giro para suprir o fluxo de caixa, com benefícios de carências e taxas incentivadas de longo prazo; a postergação dos prazos para entrega das declarações fiscais e contábeis e a suspensão dos prazos para a prática de atos processuais no âmbito da Receita Federal do Brasil pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias.

A Federação também reiterou, junto ao Governo do Estado, a necessidade da adoção das seguintes medidas: a postergação do prazo para o recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS, assim como do Imposto devido por substituição tributária, de forma total ou parcial, pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias e, após referido período, o parcelamento sem multa de tais valores pelo prazo de 6 (seis) meses; redução da alíquota do Fundo Estadual de Combate à Pobreza e às Desigualdades Sociais (FECP) para 0% (zero por cento) pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias; redução das alíquotas do ICMS, o que inclui os combustíveis e lubrificantes, a fim de propiciar a manutenção das atividades empresariais neste Estado; e a postergação dos prazos para entrega de declarações relativas aos tributos estaduais.

O Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec/RJ) vem monitorando tendências de consumo e expectativa dos empresários do setor durante a crise. O objetivo dos estudos é ter uma base de informações que subsidiem as suas tomadas de decisões assim como das autoridades do estado do Rio de Janeiro.

 

SESC RJ

Cessão das unidades do Sesc RJ para o Governo do Estado

A utilização dos espaços das 20 unidades do Sesc RJ – presentes em todas as regiões do estado – ficará a critério do governador Wilson Witzel e das autoridades, para o combate ao novo coronavírus. Entre as estruturas há desde salas de aula até ginásios e campos de futebol.

 

Mesa Brasil

Com suas unidades fechadas, o Sesc RJ recentemente atuou como doador, revertendo os alimentos de suas lanchonetes para entidades cadastradas no programa Mesa Brasil. Alimentos dos hotéis – todos fechados – também serão revertidos ao programa. No dia 1º de abril, o programa superou as 26 toneladas de alimentos doadas em todo o estado ao entregar 1 tonelada dos donativos a circos instalados no estado do Rio de Janeiro e 4,1 toneladas a entidades assistenciais do Morro do Turano, Zona Norte da cidade.

As medidas visam ajudar a população mais carente, muitas vezes dependente de trabalhos informais, os mais impactados. Neste momento de crise, disponibilizamos um número de telefone celular para que interessados em doar alimentos e outros mantimentos entrem em contato: (21) 98566-4902.  O Mesa Brasil é um programa social do Sesc RJ que visa minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-as a instituições parceiras.

 

Em casa com o Sesc

Com unidades fechadas, o grande contingente de pessoas – mais de 15 mil – que utiliza a estrutura do Sesc RJ para se exercitar encontra na internet alternativa contra a ociosidade. Professores de Educação Física da instituição, em regime de home office, estão dando dicas, por meio das redes sociais da instituição, de como manter o corpo ativo mesmo em quarentena. É possível acompanhar gratuitamente lições sobre atividades físicas (exercícios e alongamentos) e recreativas (jogos e brincadeiras), assim como dinâmicas que permitem crianças, jovens, adultos e idosos exercitarem mente e corpo em período de reclusão.

Também é possível encontrar dicas de turismo e orientações para ginástica laboral voltadas especificamente para o home office. A iniciativa, batizada como #EmCasaComOSesc, está no Youtube, no Facebook e no Instagram oficial do Sesc RJ. Nessas mesmas redes, encontra-se o AtiviSesc, um projeto já existente antes da pandemia e que oferece diversas atividades online, como de aulas de dança e ritmos, oficinas de técnicas artesanais, ecológicas, entre outras.

O Sesc+ Infância – projeto do Sesc RJ que oferece atividades no contraturno escolar para crianças entre 6 e 12 anos – não está funcionando presencialmente, mas segue firme por meio virtual. Através do Whatsapp, professores do Sesc RJ enviam tarefas para as crianças. Na turma de Niterói, por exemplo, uma criança desafia a outra criança, em vídeo, com perguntas sobre o coronavÍrus. E-books criados pela turma da unidade Tijuca estão disponíveis para que as demais crianças imprimam e ilustrem. Também são sugeridos aos estudantes links com visitas virtuais. O Whatsapp também está servindo de ferramenta para a interação de crianças entre 3 e 5 anos, da Educação Infantil. Com o auxílio dos pais, as crianças cumprimentam-se e interagem por meio de áudios.

Já os cursos de Imersão em Língua Estrangeira e de Português, esses voltados a pessoas de todas as idades, estão acontecendo nas plataformas online, com atividades diárias como conversação, clube de leitores, leitura e redação, resumo de filmes, entre outras. O objetivo é manter, mesmo em quarentena, os vínculos entre os alunos e a sua saúde mental equilibrada. Em breve, um podcast chamado Voe com a Ciência, com temas científicos em linguagem adaptada para crianças, entrará no ar na plataforma Spotify.

No outro extremo da pirâmide etária, as ferramentas de tecnologia de comunicação e informação também estão sendo usadas para aproximar as pessoas nesse momento de isolamento social. Técnicos do Trabalho Social com Idosos das unidades do Sesc RJ interagem com esse público com jogos cognitivos e atividades e desafios que consistem em compartilhamento de poesias, vídeos e informações referentes à rotina do dia a dia. O Chá Virtual, tradicional atividade realizada com o grupo de Copacabana, ganhou uma versão on-line, o Café Virtual, e será estendido às demais unidades no estado.

Um dos maiores fomentadores da cultura no estado, o Sesc RJ suspendeu sua programação de teatro, shows, exposições, exibições de filmes e outras atividades culturais. Porém, a instituição irá efetivar o pagamento dos contratos firmados com as produções. As atrações serão reagendadas quando as unidades reabrirem, sendo essa medida válida para todo o estado. A instituição pretende lançar um edital para seleção de projetos culturais para a programação do segundo semestre.

 

SENAC RJ

Doação de alimentos das cozinhas profissionais do Senac RJ

Durante a suspensão das atividades do Senac RJ, em prevenção ao Covid-19, seis unidades  que possuem cozinhas profissionais estão realizando doações de alimentos perecíveis, adquiridos para aulas práticas de gastronomia. Insumos de Duque de Caxias, Irajá, Barra da Tijuca e Niterói estão sendo entregues a instituições parceiras do programa Mesa Brasil, do Sesc RJ. Resende e Petrópolis estão distribuindo os donativos diretamente em associações parceiras locais. Entre os alimentos estão carnes suína e bovina, ovos, creme de leite, manteiga, farinha de trigo, molho de tomate, legumes, frutas, temperos, óleo de soja, frios como queijos nobres e presunto, entre outros.

 

Cursos EAD

O Senac RJ oferece, em parceria com a Cisco – líder mundial em equipamentos de redes e internet –, cursos gratuitos em EAD (Ensino a Distância) na área de TI para levar o conhecimento aos alunos e incentivá-los a ficarem em suas casas neste período de prevenção ao Covid-19. Entre as oportunidades, que podem ser adquiridas em horários flexíveis, há opções de temas como Empreendedorismo, Inclusão Digital, Introdução à IoT (Internet das Coisas) e Introdução à Segurança Cibernética.  Os links de acessos para as inscrições estão disponíveis no site www.rj.senac.br, na seção notícias.

 

Feira Virtual

Entre os dias 23 e 27 de março, o Banco de Oportunidades do Senac RJ promoveu a segunda edição da Feira Virtual Senac RJ, que ofereceu mais de 4.300 vagas de empregos e estágios, a maioria delas para a área de saúde, com oportunidades para técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos

Em um ambiente totalmente digital, os candidatos navegaram pelos estandes virtuais das empresas parcerias do projeto, consumiram conteúdo instrucional oferecido pelo Senac RJ e puderam se candidatar às vagas, prescindindo do contato pessoal em todas as fases do processo, como rege a quarentena. Foram mais de 57 mil candidaturas às vagas, a maioria com início imediato para abastecer o mercado de trabalho de mão de obra qualificada, neste momento em que os setores do comércio e da saúde se mantêm aquecidos.