Pesquisa

Política de Pesquisa

A Pesquisa Aplicada faz parte do princípio formativo dos alunos da Faculdade Senac RJ, fundamentado na relação intrínseca e indissociável entre a pesquisa, o ensino e a extensão.

Considera-se Pesquisa Aplicada a produção de conhecimento novo voltado para o desenvolvimento de processos e de tecnologias, decorrente da solução de problemas ou desafios presentes nas atividades dos segmentos de turismo, serviços e comércio. Ao adotar essa definição, pretende-se propiciar condições ao aluno para o entendimento do homem, do trabalho e do meio em que vive (LDB nº 9.394/1996, Art.43, Inciso III).

Tendo como referência esses dispositivos legais, destaca-se a perspectiva educativa da pesquisa aplicada e da extensão, ou seja, o sentido de que tais práticas devem estar voltadas para o processo contínuo de formação do estudante. Citando Demo: “(…) a pesquisa inclui sempre a percepção emancipatória do sujeito que busca fazer e fazer-se oportunidade, à medida que começa e se reconstitui pelo questionamento sistemático da realidade” (DEMO, 2005, p.8).

Sendo assim, a criação de linhas de pesquisa aplicada, vinculadas aos segmentos produtivos de cada curso, possibilita a sistematização e disseminação de informações sobre o estado da arte das áreas de atuação da Faculdade Senac RJ, além de potencializar o ato de empreender, de forma permanente e responsável, com foco no segmento Comércio de Bens, Serviços e Turismo.