Pós-Graduação em Design de Interação

Aprenda a criar conceitos, projetar, desenvolver e avaliar produtos interativos a partir de uma visão integrada e alinhada com o contexto do negócio, considerando as experiências, necessidades e expectativas dos usuários na interação com os sistemas digitais. Em consonância com a Portaria MEC 544/2020, as aulas, no momento, são em tempo real e ministradas pela internet com a mesma qualidade do presencial.

Ver descrição completa
  • Habilitação: Especialista
  • Modalidade: Presencial
  • Duração: 384 h

No momento não há turmas abertas na unidade Faculdade Senac RJ Santa Luzia

Aprenda a criar conceitos, projetar, desenvolver e avaliar produtos interativos a partir de uma visão integrada e alinhada com o contexto do negócio, considerando as experiências, necessidades e expectativas dos usuários na interação com os sistemas digitais. Em consonância com a Portaria MEC 544/2020, as aulas, no momento, são em tempo real e ministradas pela internet com a mesma qualidade do presencial.

Quer saber mais sobre o curso?

Cadastre-se para receber um contato do Senac

Cadastre-se! Entraremos em contato.

Sobre o curso

Especialização em Design de Interação, com duração de 360 horas na forma presencial, além de 24 horas de atividades não presenciais para elaboração e apresentação do Projeto/TCC. O curso prepara te prepara para projetar soluções interativas, utilizando métodos e técnicas de design centrado no usuário. Esta pós forma especialistas capazes de levantar os requisitos dos usuários  e implementar com criatividade soluções interativas para produtos digitais, promovendo a inovação por meio do design em interfaces digitais. No final do curso cada aluno constrói seu protótipo de interface interativa.

No Senac RJ você aprende de verdade! As aulas são inteiramente realizadas em Laboratórios de iMacs, com 1 aluno por micro.

Ao final do curso,  cada aluno cria seu protótipo de interface interativa seguindo as etapas de:
– Especificação de critérios das interfaces digitais
– Construção de protótipos navegáveis por meio técnicas de design centrado no usuário
– Atendimento aos requisitos identificados para projetar soluções interativas
– Realização de testes de usabilidade e acessibilidade
– Avaliação das soluções de interfaces digitais projetadas

Metodologia

Na Pós-Graduação em Design de Interação o aluno sai pronto para o mercado de trabalho. Com aulas práticas, o estudante aprende fazendo e desenvolve competências necessárias para se tornar um profissional na área de Design, com foco em Experiência do Usuário.

A fim de resguardar a saúde e a segurança de todos e respeitar os protocolos sanitários vigentes, as novas turmas adotarão o método de ensino híbrido, com aulas em tempo real pela internet até que seja sancionada a retomada das aulas presenciais. As aulas online acontecerão nos mesmos horários e dias preestabelecidos pelo programa, preservando a carga horária e o desenvolvimento das competências profissionais do formato presencial.

As aulas em tempo real garantem a interação entre instrutores e alunos, formando um diferencial para quem preza pela troca imediata de informações em sala de aula, também no ambiente virtual. As turmas de Pós-Graduação seguem a metodologia do Senac RJ que envolve a análise e solução de problemas, estudo de casos, unindo teoria e prática e trazendo para o ambiente de aprendizagem situações reais de trabalho. ​

Programa
UX 24h
Gestão ágil de projetos interativos 36h
Design de interação 24h
Arquitetura da informação 24h
Design emocional 24h
Design de interfaces 36h
Desenvolvimento de protótipos interativos 24h
Desenvolvimento de Front End 24h
Avaliação da usabilidade e experiência do usuário 36h
Seminários avançados 48h
Projeto integrador: Protótipo de interface interativa 60h
Elaboração e apresentação de protótipo interativo (TCC) 24h
Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais que atuam com Design de Interação, área do design especializada em projetos digitais como websites, dispositivos móveis, jogos eletrônicos e softwares, está em crescimento acelerado. O Brasil é hoje a maior audiência digital da América Latina. Já somos 110 milhões de internautas com 276 milhões de celulares. O total de tempo online duplicou desde 2014 e no mobile, vem crescendo mês a mês. Os aplicativos mobile agora já representam 60% do tempo online (ComScore).

Essa revolução digital, se reflete também na maturidade do mercado de trabalho. De acordo com Carolina Leslie, da Consultoria Saiba Mais, há 10 anos atrás, os profissionais de Design de Interação só encontravam trabalho em agências ou consultorias específicas, hoje em dia, 52% dos profissionais da área trabalham em empresas enquanto 27% estão em agências e 9% em consultorias específicas da área.

No segmento de agências, o mercado também está favorável, de acordo com informações da Junta Comercial do estado do Rio (Jucerja), de 2007 até outubro de 2014, foram abertas 691 empresas do setor de design (entre micro, pequenas e médias). Ao todo, 18 mil pessoas em todo o estado trabalham no segmento, que tem um salário inicial acima da média nacional. Reforçando este cenário positivo, o Rio de Janeiro aparece como a 2ª maior praça em volume de investimento publicitário, com mais de R$ 6 bilhões.

Pré-requisitos

Para ingresso no curso de Especialização em Design de Interação, o candidato deve comprovar que é graduado em Design, Comunicação, Artes, Marketing, Informática, Pedagogia, Biblioteconomia ou áreas afins, em curso autorizado pelo MEC, em Instituições de Ensino Superior, devidamente credenciadas pelo MEC.

Para inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
– Documento oficial de Identificação (orig. e cópia simples);
– CPF (orig. e cópia simples);
– Certidão de nascimento/casamento (orig. e cópia simples);
– Documento militar/Quitação, sexo masculino entre 18 e 45 anos (orig. e cópia simples);
– Título de eleitor, para maiores de 18 anos (orig. e cópia simples);
– Comprovante de quitação da última eleição, para maiores de 18 anos (orig. e cópia simples);
– Diploma de conclusão de curso de Graduação autorizado pelo MEC, em Instituições de Ensino Superior devidamente credenciadas pelo MEC (orig. e cópia simples);
– Curriculum Vitae simplificado (cópia simples).

Somente para fins de matrícula:
– Declaração de conclusão de curso de Graduação, para estudantes que não tenham o Diploma do Ensino Superior (orig.) ou
– Certidão de Conclusão da Graduação, para estudantes que não tenham o Diploma do Ensino Superior (orig. e cópia simples).

Últimas notícias

Ver todas as notícias

Fique por dentro das novidades do Senac RJ. Acompanhe nossas notícias para saber mais sobre mercado de trabalho, sua área de interesse ou eventos.

Ver todas

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.