Renato Dias Regazzi e Dulce Ângela Procópio
Renato Dias Regazzi é mestre (MSc) em gestão tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ); pós-graduado em engenharia de produção, com ênfase em qualidade e produtividade por Instituto Nacional de Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (INT/UFRJ), e em desenvolvimento de lideranças pela Fundação Dom Cabral (FDC). Recebeu o título de MBA em educação em gestão estratégica de negócios e inovação pela HSM University, e em gestão de pessoas, com ênfase em liderança organizacional, pela FDC.
Graduado em engenharia mecânica pela UFRJ, cursou gestão estratégica pelo Institut Européen d’Administration des Affaires (INSEAD), na França; estratégia e mindset para acelerar a inovação pela Stanford University; e gestão de APL (clusters) pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão/Itália (Promos). É palestrante e autor de diversos livros, artigos, monografias e metodologias relacionados com a melhoria da competitividade de micro, pequenas e médias empresas, com ênfase em capacitação e gestão empresarial, empreendedorismo, sistemas de inovação, arranjos produtivos locais (APLs) (clusters) e cadeias produtivas.
Especialista em desenvolvimento regional, cadeias produtivas e gestão de projetos, foi conselheiro administrativo da Desenvolve-AL (Agência de Fomento de Alagoas). Atualmente, trabalha no tema economia do mar, como assessor da Diretoria de Desenvolvimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio de Janeiro (Sebrae Rio), cujo objetivo é desenvolver os empreendedores e territórios marítimos com foco na economia do mar sustentável (economia azul). Pelos serviços em prol do desenvolvimento do Brasil, recebeu a “Medalha Exército Brasileiro”.
Dulce Ângela Procópio é assessora do Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do estado do Rio de Janeiro (Senac RJ), desde março de 2019. De 2007 a 2019, foi membro do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio. No período de 2004 a 2019, esteve à frente da Subsecretaria de Comércio e Serviços do governo do estado do Rio de Janeiro.
Ao longo de sua trajetória profissional, exerceu diversos cargos em empresas públicas e no Governo federal. Foi chefe de gabinete dos ministros de estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, e do Trabalho e Emprego, de 1994 a 2001. Atuou como chefe de gabinete do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre 2001 e 2002, e consultora da presidência da Petrobras no Brasil e na Argentina, de 2002 a 2004.
Dulce Ângela é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde fez pós-graduação em literatura brasileira e ocupou a cadeira de prática do ensino do francês. Foi aprovada na Eletrobras em 1977, onde exerceu vários cargos.