Coronavírus

Coronavírus

Uma crise imprevisível que exige respostas rápidas para diminuir seu impacto.

Uma instituição do tamanho do Brasil que precisou fechar suas Unidades e manter suas equipes em casa, mas que não parou de trabalhar em busca das soluções necessárias.

Para retomar as aulas com a mesma qualidade investimos em uma nova plataforma e na capacitação dos nossos instrutores, migrando temporariamente para o ambiente virtual cursos que, por sua natureza, suportam esse formato. Mas isso não se aplica a todos os cursos.

Para atender aos alunos que precisarão ficar inadimplentes mudamos regras, revimos procedimentos. Mas isso ainda não resolve todos os problemas.

Para solucionar questões, que não param de surgir, continuamos nos reinventando.

O conteúdo abaixo apresenta as respostas que já temos para muitas dúvidas. Seguimos trabalhando e, mais do que nunca, aprendendo.

Nossa meta é não deixar nenhum aluno sem resposta, mas como bons aprendizes nesse novo momento tão complexo precisamos reconhecer que ainda não sabemos tudo.

Leia com atenção e caso a sua questão não seja esclarecida, envie e-mail para faleconosco@rj.senac.br

Conte conosco. Seguimos contando com você.

 

Todos os cursos serão contemplados nas aulas on-line?

Estamos migrando os casos viáveis, de forma temporária, para um ambiente virtual sem prejuízo pedagógico para os alunos. Alguns cursos que precisam de equipamentos, utensílios ou insumos específicos existentes em nossos laboratórios não serão migrados.

Receberei um comunicado sobre o início das aulas do meu curso?

Sim, o Senac RJ irá fornecer todas as informações necessárias com antecedência.

Haverá uma série de comunicados que anunciarão o início das aulas, a forma de acessar a plataforma, o passo a passo para navegação e ainda haverá uma aula inaugural onde serão apresentadas as funcionalidades da plataforma, e tudo que você precisa saber para aproveitar essa nova etapa do seu curso.

De onde recomeçarei o curso? Darei sequência de aprendizagem de onde parei?

As aulas on-line seguirão a mesma lógica das aulas presenciais. Uma aula on-line corresponde a uma aula presencial, assim manteremos o mesmo cronograma.

Quando começarão as aulas on-line para cursos técnicos?

As aulas on-line dos cursos técnicos começaram no dia 06/04/2020 e serão disponibilizadas novas turmas de acordo com o cronograma de execução das Unidades Curriculares dos cursos.

Os cursos livres também serão on-line? Quando iniciará?

As aulas on-line dos cursos livres terão início na semana do dia 27 de abril. Nas semanas subsequentes, mais cursos serão disponibilizados pouco a pouco. Entretanto, alguns cursos que precisam de equipamentos, utensílios ou insumos específicos existentes em nossos laboratórios não serão migrados.

Quando começarão as aulas on-line dos cursos de Aprendizagem?

Os cursos serão migrados pouco a pouco. Assim que os cursos forem liberados, os alunos receberão avisos por e-mail e SMS convidando para conhecer a solução na aula de boas-vindas e o passo a passo para acessar a plataforma on-line.

Ao optar pelo curso on-line, as parcelas terão algum desconto?

A opção que o Senac RJ disponibilizou para seus alunos garante a continuidade da prestação do serviço e dá a opção de concluir o curso no prazo determinado com a qualidade do Senac RJ.

Essa iniciativa demandou investimentos com infraestrutura, tecnologia, treinamento dos instrutores, entre outras questões que geram custos. A oferta de aulas on-line foi um pedido dos próprios alunos do Senac RJ para que pudessem dar continuidade aos estudos sem nenhum prejuízo.

Nesse momento estamos postergando as parcelas do seu parcelamento com vencimento entre 20 de março e 20 de junho para o final do parcelamento original, sem multas ou encargos. Orientamos os nossos alunos que têm condições de pagar o parcelamento, que o faça para que possamos postergar o vencimento daqueles que não tem condições de fazê-lo.

Se um curso não for contemplado nas aulas online, os alunos precisarão continuar pagando as parcelas?

A manutenção do pagamento do seu parcelamento é a garantia de continuidade do curso contratado com a mesma qualidade que o Senac RJ sempre ofereceu.

Esperamos que o período de isolamento se encerre em breve para que possamos reabrir as unidades e você possa retomar seus estudos presenciais.

É hora de dar continuidade ao seu aprendizado. Lembramos que a melhor forma de se preparar para esse momento de incertezas é seguir estudando.

Não tenho estrutura de internet na minha casa e não poderei fazer as aulas on-line. O que devo fazer?

Entendemos ser muito importante a continuidade dos seus estudos e por isso adotamos uma solução que pode ser utilizada pelo telefone celular e até mesmo com redes wi-fi disponíveis gratuitamente.

Recomendamos acessar o ambiente virtual e experimentar retomar o contato com sua turma e os seus instrutores. Se ainda assim houver dificuldades, a opção é aguardar a abertura das unidades para retomar os seus estudos.

Caso prefira aguardar para retomar as aulas presenciais, envie uma solicitação para formalizar a sua decisão para o e-mail da sua unidade mencionando seu nome, CPF, curso, turma e unidade. Confira o e-mail da sua unidade no link https://www.rj.senac.br/unidades/.

Não quero realizar o curso on-line em substituição ao presencial. Como proceder?

O Senac RJ se preocupa com a qualidade dos cursos oferecidos e com seus alunos. Por isso, tivemos o cuidado de transpor para o ambiente on-line somente as unidades curriculares possíveis de serem ministradas nesta modalidade.

Ainda assim, está sendo mantida a mesma configuração de turmas existentes no ambiente presencial, ou seja, ao ingressar na plataforma você terá a oportunidade de resgatar o contato com seus colegas e instrutores com a segurança de fazer isso da sua casa.

Caso prefira aguardar para retomar as aulas presenciais, envie uma solicitação para formalizar a sua decisão para o e-mail da sua unidade mencionando seu nome, CPF, curso, turma e unidade. Confira o e-mail da sua unidade no https://www.rj.senac.br/unidades/.

Não quero fazer as aulas on-line e desejo parar de pagar enquanto as aulas presenciais não forem retomadas. Como proceder?

A manutenção do pagamento do seu parcelamento é a garantia de continuidade do curso contratado com a mesma qualidade que o Senac RJ sempre ofereceu.

Orientamos os nossos alunos que têm condições de pagar o parcelamento, que o façam para que possamos postergar o vencimento daqueles que não tem condições de fazê-lo. Caso não seja possível arcar com o pagamento, iremos reemitir o seu boleto com vencimento entre 20 de março e 20 de junho para o final do parcelamento original, sem multas ou encargos.

Minha turma quer conversar com alguém responsável para resolver nosso problema, pois não queremos ter aulas online. Podemos agendar uma reunião?

Estamos trabalhando de forma planejada e cautelosa para apresentar aos nossos alunos propostas de continuidade dos cursos.

Entretanto, se você ou sua turma optar por não aderir às aulas online é importante que você formalize a sua decisão através do e-mail da sua unidade mencionando seu nome, CPF, curso, turma, unidade. Através deste mesmo canal você poderá solicitar contato com o responsável. Confira o e-mail da sua unidade em https://www.rj.senac.br/unidades/.

Como faço para acessar à plataforma de ensino on-line?

Para entrar na sua sala de aula virtual, acesse: https://bit.ly/AmbienteVirtualSenac

Login: CPF (somente números)

Senha: ddmmaaaa (data de nascimento)

Caso tenha dificuldades no acesso, obtenha suporte técnico através do link:

https://bit.ly/SuporteAulaVirtual

Há um passo a passo de acesso a plataforma?

A gravação com o passoa passo de acesso a plataforma está disponível para os alunos nesse link: https://bit.ly/Senac-Boas-Vindas.

Não recebi o e-mail de acesso à plataforma de aulas on-line. O que faço?

Para acesso à plataforma, envie os dados abaixo para atendimentoaulasonline@rj.senac.br

  • É aluno?
  • Unidade
  • Curso
  • Turma
  • CPF
  • E-mail
  • Data de nascimento
Estou tendo problemas técnicos na plataforma de ensino. O que devo fazer?

Para acionar o suporte técnico, entre em contato através do link https://bit.ly/SuporteAulaVirtual

As aulas são ao vivo ou gravadas?

As aulas on-line são ao vivo e acontecerão sempre no horário do curso nos mesmos dias e horários contemplados no cronograma presencial. Além disso, as aulas também serão gravadas e disponibilizadas na plataforma para consultas posteriores.

Qual o tempo máximo e mínimo de cada aula?

A recomendação é que as aulas on-line tenham duração de 1 hora, podendo ter um pouco mais ou menos, dependendo do planejamento do instrutor, sendo as demais horas complementadas com atividades, vídeos, fóruns e outros recursos da plataforma. Os encontros acontecerão nos mesmos dias e horários das aulas presenciais.

Como faço para recuperar as aulas perdidas?

É muito importante que nesse momento você retome as aulas para que não perca conteúdo. A aula perdida fica gravada na plataforma e poderá ser acessada pelos alunos a qualquer momento.

Existe um limite de tempo para os alunos assistirem às aulas que faltaram?

As aulas on-line acontecerão sempre nos mesmos dias e horários contemplados no cronograma presencial e a sua sala de aula remota estará disponível enquanto a sua Unidade Curricular durar.

As aulas acontecem em tempo real, com a mesma turma e o mesmo docente das aulas presenciais, permitindo interação e seguindo o plano de trabalho já existente, com o mesmo dinamismo no ritmo de cada turma.

Caso precise faltar, as aulas serão gravadas e enquanto a sua turma existir na plataforma on-line, estarão disponíveis para consultas posteriores, assim como os materiais utilizados e disponibilizados pelo seu instrutor.

Como serão contabilizadas as minhas presenças?

A presença do aluno será registrada considerando as entregas das atividades de cada aula on-line. O desempenho dos alunos será registrado pelo instrutor no sistema, respeitando os mesmos processos envolvidos nas aulas presenciais.

Como se dará a avaliação do aluno nesse período?

A avaliação deverá ser feita pelo instrutor que acompanhará e observará o desempenho dos alunos durante as aulas on-line, e na entrega das atividades propostas, da mesma forma que nas aulas presenciais, serão feitos registros no sistema educacional.

Haverá recuperação para o aluno com dificuldade de acompanhar as aulas on-line?

Sim, a recuperação será aplicada individualmente pelo instrutor, assim que identificada a dificuldade do aluno.

Quando as aulas presenciais serão retomadas?

As aulas presenciais serão retomadas quando o final do isolamento for decretado, com a mesma qualidade que o Senac RJ sempre oferece.

Fique atento aos nossos comunicados. Nos vemos em breve!

Como será quando retornarmos às aulas presenciais? Continuarei de onde parei? Nos mesmos dias, horários e unidades?

As aulas on-line somente substituirão as presenciais durante o período de isolamento social e seguirão a mesma lógica das aulas presenciais, que serão retomadas tão logo seja decretado o fim do período de isolamento social.

Me matriculei em um curso presencial e não sabia que ele mudaria para on-line. Isso configura quebra de contrato passível de cancelamento?

Esta situação não se caracteriza como quebra de contrato. Por conta de atos alheios e da necessidade de preservar à saúde pública, foi necessário substituir aulas presenciais pelas aulas on-line, razão pela qual não implica em motivação para cancelamento do contrato.

Esclarecemos que disponibilizamos aulas on-line para garantir a continuidade da prestação do serviço de educação, sem prejuízos pedagógicos aos alunos. A iniciativa demandou investimentos com infraestrutura, tecnologia, treinamento dos instrutores, entre outras questões que geram custos. Não estamos medindo esforços para cumprir com nossos compromissos.

Caso prefira aguardar para retomar as aulas presenciais, envie uma solicitação para formalizar a sua decisão para o e-mail da sua unidade mencionando seu nome, CPF, curso, turma e unidade. Confira o e-mail da sua unidade em https://www.rj.senac.br/unidades/.

Como faço para cancelar minha matrícula?

Excepcionalmente durante o período do isolamento social, será permitida a solicitação de cancelamento de matrícula via site Requerimentos Web. O procedimento deverá ser feito da seguinte maneira:

  • Acesse o site do Senac RJ (www.rj.senac.br);
  • Clique no link “Requerimentos WEB”;
  • Faça o seu login;
  • Solicite o requerimento “CANCELAMENTO DE MATRÍCULA”;
  • Preencha o requerimento informando o campus e o curso;
  • Na justificativa, informe o motivo desta solicitação.

O prazo de resposta é de 5 dias úteis. É muito importante que o seu e-mail esteja atualizado nos registros da Unidade em que realiza o curso, pois a resposta automática de solicitação e encerramento será enviada ao e-mail cadastrado.

Qualquer dúvida, fique à vontade para nos contatar pelo e-mail faleconosco@rj.senac.br