Aulas em Tempo Real

Neste segundo semestre, o Senac está abrindo novas turmas de mais de 50 cursos do seu portfólio. Agora, a sala de aula da Unidade Senac está na plataforma digital, com a mesma qualidade que o mercado sempre reconheceu. Adotamos a plataforma Blackboard, um Ambiente Virtual de Aprendizagem com múltiplos recursos de interação, aliado ao Collaborate (conhecido como Collab), onde acontecem as aulas em tempo real. Investimos na capacitação do corpo docente e temos suporte técnico para garantir que as aulas transcorram sem imprevistos.

Os cursos continuam com a mesma dinâmica do presencial: temos uma turma com data de início e término e o docente é responsável pela condução das aulas nos dias e horários divulgados. As aulas também permanecem com 4 horas de duração, mas agora organizadas com momentos síncronos e assíncronos:

A webaula (encontro síncrono/em tempo real), com duração entre 1 e 2 horas em média, é momento de interação docente-alunos e entre os alunos, numa relação de troca de experiências e aprendizado. As atividades da webaula devem estar articuladas com as atividades propostas para os momentos assíncronos (desconectados do momento real). Dessa forma, a carga horária restante é destinada a diferentes atividades assíncronas tais como participação no fórum, leituras, vídeos e realização de exercícios e outras postagens planejadas pelo docente.

É possível também que o momento síncrono de uma aula tenha uma duração superior a 2 horas ou até mesmo até 4 horas, mesmo que inicialmente não tenha sido previsto.

O docente conta sempre com suporte de uma equipe técnico-pedagógica que auxilia na preparação de novos materiais que desenvolvam as competências previstas no curso de forma interativa e aplicada à prática. Assim, o aluno conta sempre com um curso atualizado.

Nossas aulas remotas aliam o melhor da metodologia Senac, com aprendizado voltado para a prática, à flexibilidade proporcionada pela plataforma virtual. Assim, no dia que eventualmente não puderem assistir à aula em tempo real, os alunos podem recorrer à gravação e acompanhar as atividades com a turma. No Ambiente Virtual, os alunos podem trocar informações nos fóruns, consultar materiais diversos, fazer postagem dos trabalhos e conferir as correções.

Não perca a chance de ter uma formação de qualidade, com certificação Senac do conforto da sua casa – e agora com preços reduzidos!

 

Qual a diferença entre as aulas remotas do Senac e cursos a distância?

Os cursos a distância geralmente proporcionam um ensino autoinstrucional, ou seja, em grande parte com conteúdos planejados, gravados e disponibilizados em sua integralidade para que os alunos façam as aulas no seu ritmo. Os objetos de aprendizagem são estruturados para garantir essa autonomia e flexibilidade para o aluno. Em muitos cursos, o professor atua como tutor em momentos específicos em uma agenda prévia.

Já as aulas remotas do Senac tem aulas nos dias e horários previstos para cada turma. Essas web aulas são interativas, em tempo real e duram em média entre 1 e 2 horas, o que favorece a troca de ideias e a integração entre os alunos. Os docentes proporcionam um plano de atividades diversas com leituras complementares, vídeos, debates nos fóruns, trabalhos em grupo etc.

As aulas também ficam gravadas, assim o aluno conta com mais flexibilidade para realizar o curso, mas precisa ficar atento ao calendário e aos prazos das entregas do seu curso.

Os cursos em tempo real tem algum desconto? São mais baratos que os cursos presenciais?

Preparamos nosso portfólio de cursos com aulas remotas oferecendo descontos que variam de 20% a 50% em relação ao preço dos cursos presenciais. Neste momento delicado, fizemos todos os ajustes necessários para oferecer cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional com valores reduzidos.

Quando o Senac retomar as aulas presenciais existe a possibilidade de continuar presencial de onde parei? Nos mesmos dias e horários?

As novas turmas estão estruturadas para que as aulas remotas comecem e terminem desta maneira. Os novos contratos preveem aulas remotas, sem a necessidade de nenhum encontro presencial. As Unidades do Senac estão abertas apenas para atendimento ao cliente, como fornecimento de informações e procedimentos administrativos, sem que o cliente tenha acesso aos demais ambientes e setores.

Por enquanto, as Unidades estão funcionando de segunda a sexta, das 10h às 16h. Não estão funcionando aos sábados.

A partir de quando as turmas estarão abertas?

As turmas já estão abertas no site. Basta você acessar e conhecer mais de 50 cursos técnicos e livres ofertados nas áreas de Saúde, TI, Moda, Logística, Administração e Gestão, Design, RH e Marketing Digital, entre outras.

Como serão contabilizadas as presenças?

O registro da frequência será feito durante as aulas remotas, sendo as entregas das atividades, por cada aluno, contabilizadas como presença.

O aluno que não entregar as atividades de cada aula ou não acessar a plataforma Blackboard receberá falta, respeitando o mesmo processo de registro das aulas presenciais.

A presença do aluno será registrada considerando as entregas das atividades de cada aula remota. O desempenho dos alunos será registrado pelo instrutor no sistema, respeitando os mesmos processos envolvidos nas aulas presenciais.

Qual o tempo máximo e mínimo de cada aula?

A recomendação é que as aulas remotas tenham duração entre 1 e 2 horas, podendo ter um pouco mais ou menos, dependendo do planejamento do instrutor, sendo as demais horas complementadas com atividades, vídeos, fóruns e outros recursos da plataforma.

É possível que algumas aulas tenham o momento síncrono com duração superior a 2 horas ou até mesmo até 4 horas, mesmo que inicialmente não tenha sido previsto. Isso acontece na apresentação de trabalhos, em aulas que requerem acompanhamento do docente da execução da atividade do aluno em tempo real, alguma dificuldade apresentada pela turma ou mesmo pelo maior envolvimento dos alunos.

Existe um limite de tempo para os alunos assistirem às aulas?

As aulas em tempo real acontecerão sempre nos mesmos dias e horários contemplados no cronograma e a sala de aula remota fica disponível enquanto seu curso durar.

Caso precise faltar, as aulas serão gravadas e enquanto a sua turma existir na plataforma online, estarão disponíveis para consultas posteriores, assim como os materiais utilizados e disponibilizados pelo seu instrutor.

É importante ficar atento aos prazos das atividades passadas pelo docente para toda a turma.

Como se dará a avaliação do aluno?

A avaliação deverá ser feita pelo instrutor que acompanhará e observará o desempenho dos alunos durante as aulas remotas, e na entrega das atividades propostas, da mesma forma que nas aulas presenciais, serão feitos registros no sistema educacional.

O processo final de avaliação é contínuo e não pontual.

Haverá recuperação para o aluno com dificuldade de acompanhar as aulas remotas?

Sim, a recuperação será aplicada no decorrer das aulas da própria Unidade Curricular. Imediatamente após a identificação das dificuldades de aprendizagem, o instrutor irá organizar um plano de atividades de recuperação para serem realizadas individualmente ou em grupo, sempre com foco no que o aluno demonstrou dificuldades.

Esse processo pode acontecer nas aulas remotas da mesma forma que já ocorria nas aulas presenciais.

Os cursos disponibilizarão material didático?

Todos os cursos contam com apostila e material complementar de estudos, acesso à plataforma do ambiente virtual de aprendizagem, uma sala de aula virtual com múltiplos recursos de interatividade, avaliação e acervo de vídeos e conteúdos do curso.

 

Como faço para acessar a plataforma de ensino on-line?

Para entrar na sua sala de aula virtual, acesse:

Login: CPF (somente números)

Senha: ddmmaaaa (data de nascimento)

A gravação com o passo-a-passo de acesso a plataforma está disponível para os estudantes no aqui

Caso tenha dificuldades no acesso, obtenha suporte técnico por meio do link:

 

Como solucionar problemas de áudio e vídeo? Minha aula não carrega. O que eu faço? Quais são os pré-requisitos exigidos pelo sistema? Como eu obtenho suporte tecnológico?

Você poderá obter suporte técnico, entre em contato aqui.

Como funcionará o acionamento de problemas na plataforma de ensino?

Você poderá obter suporte técnico, entre em contato aqui.

Não consigo acessar a plataforma online, nem usando meu CPF e data de nascimento. Como faço?

Para acesso à plataforma, envie os dados abaixo para: atendimentoaulasonline@rj.senac.br

  • É aluno?
  • Unidade
  • Curso
  • Turma
  • CPF
  • E-mail
  • Data de nascimento
Não assisti a aula de boas-vindas das aulas remotas dos cursos técnicos. Terei outra oportunidade?

A gravação estará disponível para os estudantes que não conseguiram assistir no dia e horário programado, no link.

Quais os cursos que não serão contemplados nas aulas remotas e por quê?

Desde o início do período de quarentena, estamos trabalhando para apresentar aos nossos alunos propostas de continuidade dos cursos e seguir entregando para você a qualidade que o Senac RJ sempre ofereceu.

As aulas remotas acontecem em tempo real, com seu instrutor e sua turma nos dias e horários das suas aulas presenciais.

Estamos migrando os casos viáveis, de forma temporária, para um ambiente virtual sem prejuízo pedagógico para você. Alguns cursos que precisam de equipamentos, utensílios ou insumos específicos existentes em nossos laboratórios, não serão migrados.

 

Qual é o procedimento para fazer matrícula?

A matrícula será feita remotamente, sem a necessidade de comparecimento na unidade, através de cartão de crédito ou débito para primeira parcela (mínimo de R$ 50,00), e a documentação entregue de forma digital através do e-mail específico da unidade matriz.

Ao acessar o site, o cliente poderá fazer a reserva do curso de interesse, como de costume. Após isto, a Unidade entrará em contato para repassar as informações sobre o novo processo de matrícula e encaminhar os termos através de e-mail. Após o aceite do cliente, a Unidade encaminhará um novo e-mail com o link para pagamento do curso que poderá ser feito em até 12 vezes desde que a parcela tenha o valor mínimo de R$ 50,00.

Caso o cliente tenha registrado interesse no site, a Unidade procederá da mesma forma com a diferença que ele ainda não terá pago o valor da primeira parcela, devendo realizar o pagamento do valor integral.

 

Assim que a turma for confirmada, o cliente receberá um e-mail com as orientações de acesso à plataforma e às aulas.

O que é unidade matriz?

Unidade matriz é a unidade de referência do curso, na qual o aluno é matriculado. É a Unidade que fará acompanhamento da turma e emitirá o certificado.

 

Como faço para receber meu certificado?

Ao final do curso, você receberá uma cópia do seu certificado digitalizado por e-mail e poderá retirar o certificado físico na unidade de sua preferência, sem qualquer custo adicional.