Técnico em Guia de Turismo

O Guia de Turismo é peça fundamental para a experiência do turista, pois ele enxerga a cidade através da condução deste profissional. Um Guia com uma formação de qualidade é essencial à cadeia turística, já que quanto mais informações se tem sobre um lugar, melhor é a viagem ou passeio. Com a habilitação técnica de Nível Médio de Guia de Turismo do Senac RJ você estará capacitado a orientar, assistir e conduzir pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens.

No Senac RJ, além de adquirir domínio técnico-científico, o aluno desenvolve visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, para que possa tomar decisões e iniciativas em busca de soluções inovadoras.

Ver mais
Selecione:

No momento não há turmas abertas.

Cadastre-se! Entraremos em contato.

  • Sobre o curso

    Curso técnico com duração de 800 horas presenciais, você aprenderá sobre a condução de pessoas ou grupos durante traslados, passeios, visitas e viagens, com ética profissional e respeito ao ambiente, à cultura e à legislação. Informando sobre aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos.

    Neste curso é obrigatória a realização e participação dos alunos em viagens e visitas técnicas, de acordo com a Deliberação Normativa nº 427, de 04 de outubro de 2001 do Ministério do Turismo, e que podem acontecer aos finais de semana.

    Observação:

    • As despesas com locomoção (ida e volta), hospedagem e alimentação (café da manhã, almoço e jantar) estão inclusas no valor do curso, mas outras despesas podem ocorrer e serão de responsabilidade do aluno.
    • Durante as viagens técnicas, é obrigatório o aluno hospedar-se com o grupo e cumprir a carga horária total das visitas e da viagem técnica. Ressaltamos que as acomodações serão somente em quartos compartilhados.
  • Metodologia

    O curso de Técnico em Guia de Turismo une teoria e prática e é elaborado para que o aluno aprenda fazendo. Com isso, o estudante desenvolve as competências necessárias para se tornar um profissional pronto para o mercado de trabalho na área de Turismo e Hotelaria.

  • Programa

    Estruturar roteiros e itinerários turísticos 108h
    Planejar e organizar a execução de roteiros e itinerários turísticos 84h
    Conduzir visitantes na realização dos roteiros e itinerários turísticos 108h
    Intermediar as relações entre visitantes, comunidade e prestadores de serviços turísticos 48h
    Prestar informações turísticas no contexto local e regional 84h
    Prestar informações turísticas no contexto nacional e da América do Sul 84h
    Assistir visitantes durante a realização dos roteiros e itinerários turísticos 84h
    Projeto integrador do Técnico em Guia de Turismo 200h
  • Mercado de trabalho

    Com a revolução causada pela internet e, mais recentemente, pelas redes sociais o mercado de turismo vem vivenciando uma mudança na postura do turista. Hoje o turista é muito mais consciente das motivações pessoais que o fazem buscar um destino. Isso significa que este turista busca cada vez mais por experiências únicas, diferenciadas e memoráveis. Diante disso o mercado é cada vez mais promissor aos Guias de Turismo com perfil empreendedor e capacitado para trabalhar com diversos nichos, oferecendo produtos adequados e diferenciados para cada tipo de turista. O Guia de Turismo normalmente é remunerado por hora. A atualização mais recente da tabela indica o valor de R$60,00 por hora do Guia de Turismo, em serviços básicos com transfers (02 horas) ou um city tour (04 horas) em horário diurno. Contudo, um Guia de Turismo que opera seus próprios produtos pode maximizar seu retorno financeiro ao oferecer serviços completos e personalizados.

  • Material do estudante entregue pelo Senac RJ

    LIVRO:

    • CHIMENTI, Silvia e TAVARES, Adriana de Menezes. Guia de Turismo: O Profissional e a Profissão. 4ª edição. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2013.

    ATENÇÃO:

    As informações específicas para alunos do Programa Senac Gratuidade devem ser consultadas no edital.

  • Pré-requisitos

    Requisitos de acesso
    – Idade mínima: 16 anos;
    – Escolaridade: estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio.

    Documentos obrigatórios:
    – Documento oficial de identificação (original e cópia simples)
    – CPF (original e cópia simples)
    – Certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio* (original e cópia simples) ou Diploma de Graduação (original e cópia simples), contendo dados da escolaridade anterior.
    – Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia simples) ou Histórico de Graduação (original e cópia simples), contendo dados da escolaridade anterior.

    Documentos complementares:
    – Título de eleitor, para estudantes maiores de 18 anos e comprovante de quitação da última eleição (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).
    – Certificado de Reservista para estudantes do sexo masculino entre 18 e 45 anos (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).

    *Somente para fins de matrícula:
    Declaração de conclusão do Ensino Médio (original) ou Certidão de conclusão do Ensino Médio (original e cópia simples), para estudantes que não tenham o diploma ou certificado e/ou histórico.

    Observação: o estudante que concluir o conjunto dos componentes curriculares correspondentes à Habilitação Profissional, objeto deste projeto de curso, sem ter concluído o Ensino Médio, deve ser informado, antecipadamente, que receberá seu diploma de técnico somente após comprovar a conclusão deste nível de ensino e entregar o respectivo certificado ou diploma de conclusão e histórico escolar.

    As matrículas para o curso serão efetuadas em datas determinadas pela Unidade, respeitados os requisitos de acesso, o cronograma estabelecido e os termos regimentais.

Conheça relacionados

Notícias relacionados

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.