presencial
Curso de Administrador de Redes CCNA
Curso de Administrador de Redes CCNA

Administrador de Redes

O curso qualifica os alunos para atuarem na área de infraestrutura de redes de computadores, em atividades de instalação, configuração e operação de redes interligadas por switches e roteadores. Este curso contempla os equipamentos de rede de forma abrangente, sem vínculo com nenhum fornecedor. Carga horária: 200h.

  • Carga horária: 200 h
  • Nível: Curso Livre

Encontre em: 6 unidades

Selecione a Unidade:

Turma 2020.1

Início: 19/10/2020 - Término: 08/03/2021
Turno: Noite - 2ª,4ª,6ª - 18:00/22:00

6x de R$270

*A reserva online de vagas está disponível somente para maiores de 18 anos.

Reserve sua vaga

Administrador de Redes

Sobre o curso

O curso qualifica os alunos para atuarem na área de infraestrutura de redes de computadores, em atividades de instalação, configuração e operação de redes interligadas por switches e roteadores. Este curso contempla os equipamentos de rede de forma abrangente, sem vínculo com nenhum fornecedor.

Quer saber mais sobre o curso?

Cadastre-se para receber um contato do Senac

Metodologia

Todos os laboratórios possuem racks com equipamentos de rede, como roteadores e switches. Os alunos aprendem a realizar a configuração e gerência de redes usando equipamentos de forma totalmente prática, sendo 1 computador por aluno. Todos os computadores têm acesso à Internet banda larga.

Mercado de trabalho

Ao longo do curso, serão abordados os seguintes conhecimentos:
• Sistema operacional: instalação de sistema operacional para configuração de redes locais.
• Arquiteturas de redes: conceitos. Topologias de rede. Tipos: LAN, MAN e WAN. Protocolos de comunicação e suas aplicações em um ambiente de redes. Gestão de redes e serviços. Características e funções do modelo ISO/OSI e TCP/IP. Teoria Geral de Redes. Máscaras IP (classes, CIDR e VLSM). Estudo do comportamento dos dados em cabeamento lógico quanto aos quesitos: atenuação, colisão e ruídos.
• Planejamento de redes: conceito. Tipos. Projeto da topologia da rede na tecnologia LAN. Análise de cenários. Objetivos e metas da necessidade do cliente. Etapas de um projeto de rede local. Equipamentos e mobiliários de redes. Custos/benefícios. Fundamentos de gerenciamento de projetos por meio de aplicativos. Especificações técnicas. Elaboração de soluções de rede e conectividade.
• Cabeamento: conceitos. Tipos. Cabos para redes locais. Procedimentos para crimpagem de cabeamento. Normas técnicas. Manuais de fabricantes.
• Redes sem fio: equipamentos, soluções, tecnologias e protocolos vigentes.
• Configurações de redes locais: procedimentos de configuração: sistemas operacionais em diferentes ambientes computacionais de acordo com padrões e normas de segurança. Terminal de comandos (comandos de manipulação de: arquivos, diretórios, permissões, usuários, senhas, data/hora do sistema, informações, configurações e teste de conectividade na rede, compactação e descompactação de arquivos). Protocolos (TCP/IP) conforme o sistema operacional utilizado. Redes e sub-redes lógicas, utilizando TCP/IP e seus conceitos. Soluções de segurança. Diagnósticos: eventuais falhas de conectividade, infraestrutura e correção.
• Segurança de redes: introdução à segurança de redes. Ameaças digitais: softwares maliciosos e técnicas de ataques e proteção a redes locais. Planejamento e implementação de segurança em uma rede local. Aplicação de políticas de segurança. Métodos de prevenção de ameaças digitais. Ferramentas de segurança: firewall, antivírus e outras ferramentas.
• Planejamento e implementação de servidores para redes locais – Instalação de sistemas operacionais (servidor) para redes locais: livres e proprietários. Configuração de sistemas operacionais (servidor) e equipamentos de redes locais. Configuração de serviços de redes locais. Controle de recursos de rede. Protocolos. Serviços de redes locais (servidor). Controles de tráfego. Políticas de administração de redes locais. Administração de sistemas de comunicação de dados. Políticas de segurança de rede. Configuração de sistemas operacionais com padrões e normas de segurança. Portas de comunicação e protocolos comuns de rede e internet. Administração de serviços de redes locais com implementação de políticas de backup, por meio de normas de segurança/recuperação de arquivos.
• Gerenciamento de interoperabilidade de servidores Linux e Windows. Fundamentos de interoperabilidade de servidores de software livre e software proprietário – Modelos de interoperabilidade. Tipos de arquitetura de rede.
• Virtualização – Introdução. Máquinas virtuais. Sistemas operacionais. Interfaces de rede. Switches. Roteadores. Firewalls virtuais.

Tipos de virtualização: hardware, apresentação e aplicativos. Computação na nuvem (cloud computing). Ferramentas de virtualização. Softwares, equipamentos, acessórios, periféricos e programas.

Pré-requisitos

– Idade mínima: 15 anos
– Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

Documentos exigidos para matrícula:
– Documento oficial de identificação (original e cópia simples);
– CPF (original e cópia simples);
– Comprovante de escolaridade (cópia simples).

Cursos relacionados

Ver todos os cursos

Últimas notícias

Ver todas as notícias

Fique por dentro das novidades do Senac RJ. Acompanhe nossas notícias para saber mais sobre mercado de trabalho, sua área de interesse ou eventos.

Ver todas