Técnico em Segurança do Trabalho

O curso é voltado para quem gosta de ajudar as pessoas, tem senso de responsabilidade e aptidão para lidar com situações de conflito e de emergências. Você aprenderá a prevenir acidentes e doenças ocupacionais, contribuindo para a saúde e integridade física dos funcionários, preservação do meio ambiente e do patrimônio.

Ver mais
Selecione:

Turma 2022.1

Presencial

As matrículas para esta turma estão encerradas pelo site.
Entre em contato com a Unidade clicando aqui.

  • Data:
    Início: 31/01/2022
    Término: 22/05/2023
  • Periodicidade:
    2ª,3ª,4ª,5ª,6ª
    18:00/22:00
  • Duração:
    17 meses

Cadastre-se! Entraremos em contato.

  • Sobre o curso

    O técnico em segurança do trabalho está apto a atender qualquer tipo de empresa como celetista, concursado ou mesmo ter seu próprio negócio, criando planos específicos através de programas, documentos e treinamentos, na área de consultoria e assessoria em saúde, segurança e meio ambiente.

  • Metodologia

    A metodologia privilegia o desenvolvimento de competências com práticas pedagógicas ativas, inovadoras, integradoras e colaborativas, centradas no protagonismo do aluno. Sempre a partir do conceito de ação-reflexão-ação, em que se aprende fazendo e analisando o próprio fazer.

  • Programa

    Programa:

    • Elaborar, implantar e implementar a Política de Saúde e Segurança do Trabalho – 84 horas;
    • Realizar avaliação e medidas de controle de riscos físicos, químicos e biológicos – 108 horas;
    • Realizar avaliação e medidas de controle de riscos ergonômicos e de acidentes – 108 horas;
    • Monitorar riscos ocupacionais – 96 horas;
    • Executar ações de investigação, registro e controle de incidentes, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais – 108 horas;
    • Auxiliar e executar ações de elaboração dos programas de saúde e segurança do trabalho – 108 horas;
    • Implantar e implementar os programas de saúde e segurança do trabalho – 96 horas;
    • Controlar situações de emergência – 36 horas;
    • Elaborar, implantar e implementar planos de emergência/urgência – 96 horas;
    • Planejar ações educativas em saúde e segurança do trabalho – 84 horas;
    • Executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho – 108 horas;
    • Auxílio na gestão integrada da organização – 108 horas;
    • Projeto Integrador: Técnico em Segurança do Trabalho – 60 horas.

      Total: 1.200 horas

  • Mercado de Trabalho

    Os cuidados com a saúde e a segurança do trabalho são imprescindíveis e ganham cada vez mais importância estratégica para o planejamento das organizações. Um investimento para promover o bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores com retorno certo em produtividade, redução dos gastos, valorização da marca e credibilidade da empresa. Nesse cenário, o Técnico em Segurança do Trabalho assume especial relevância, por ser um dos profissionais responsáveis por assegurar que os ambientes de trabalho estejam seguros, de forma a preservar a vida e a saúde das pessoas.

  • Pré-requisitos

    – Idade mínima: 16 anos;
    -Escolaridade: estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio

    Documentos obrigatórios:
    – Documento oficial de identificação (original e cópia simples)
    – CPF (original e cópia simples)
    – Certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio* (original e cópia simples) ou Diploma de Graduação (original e cópia simples), contendo dados da escolaridade anterior.
    – Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia simples) ou Histórico de Graduação (original e cópia simples), contendo dados da escolaridade anterior.

    Documentos complementares:
    – Título de eleitor, para estudantes maiores de 18 anos e comprovante de quitação da última eleição (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).
    – Certificado de Reservista para estudantes do sexo masculino entre 18 e 45 anos (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).

    *Somente para fins de matrícula:
    Declaração de conclusão do Ensino Médio (original) ou Certidão de conclusão do Ensino Médio (original e cópia simples), para estudantes que não tenham o diploma ou certificado e/ou histórico.

    Observação: o estudante que concluir o conjunto dos componentes curriculares correspondentes à Habilitação Profissional, objeto deste projeto de curso, sem ter concluído o Ensino Médio, deve ser informado, antecipadamente, que receberá seu diploma de técnico somente após comprovar a conclusão deste nível de ensino e entregar o respectivo certificado ou diploma de conclusão e histórico escolar.

    As matrículas para o curso serão efetuadas em datas determinadas pela Unidade, respeitados os requisitos de acesso, o cronograma estabelecido e os termos regimentais.

-->

Todas as formas de aprender fazendo

Aqui no Senac, pensou em curso, pensou em laboratório de prática profissional. Seja para começar uma profissão ou aprimorar a carreira, você aprende colocando a mão na massa, na ferramenta, na máquina, no equipamento, no software. Assista o vídeo e descubra esses espaços únicos de aprendizado!

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.