Técnico em Farmácia

O mercado farmacêutico está crescendo e avançando anualmente, o curso Técnico em Farmácia do Senac RJ habilita o profissional para atuar na indústria farmacêutica, no comércio e distribuição de medicamentos e cosméticos, em clínicas e hospitais da rede pública e privada.

Ver mais
Selecione:

No momento não há turmas abertas.

Cadastre-se! Entraremos em contato.

  • Sobre o curso

    O curso Técnico em Farmácia do Senac RJ habilita o profissional para atuar em Farmácia e drogarias realizando atendimento ao cliente orientando-o sobre o uso racional e a conservação dos medicamentos. Neste curso você aprende também a atender as prescrições médicas dos medicamentos e a identificar as diversas vias de administração e orientar o cliente quanto ao uso correto; aprende a manipular formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas, homeopáticas e de cosméticos. Aprende ainda a realiza operações farmacotécnicas e produção química, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas. Controla e realiza a manutenção do estoque de produtos e matérias-primas farmacêuticas, sob supervisão do farmacêutico. Isso tudo em um ambiente que simulam situações reais da prática profissional.

  • Metodologia

    No Senac RJ, o aluno aprende na prática e saia pronto para trabalhar. O profissional formado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnicocientífico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável, colaborativa, atuando com foco em resultados. Essas Marcas Formativas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania.

  • Programa

    O Curso é dividido 13 unidades curriculares (UC) e 1 projeto integrador:

    1. Auxiliar no fornecimento de medicamentos em farmácias e drogarias. -
    2. Auxiliar na orientação do uso racional de medicamentos em farmácias e drogarias. -
    3. Comercializar e orientar o uso de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e outros produtos para saúde em farmácias e drogarias. -
    4. Auxiliar no fornecimento de medicamentos e outros produtos para a saúde em Unidades de Dispensação do SUS. -
    5. Auxiliar no controle do estoque de medicamentos, cosméticos, insumos e correlatos. -
    6. Auxiliar no fornecimento de medicamentos e produtos para saúde em hospitais e clínicas. -
    7. Prestar assistência inicial em situação de emergência. -
    8. Auxiliar na realização de ações de promoção da saúde no segmento farmacêutico. -
    9. Realizar operações farmacotécnicas na manipulação e produção de medicamentos e cosméticos na forma líquida. -
    10. Realizar operações farmacotécnicas na manipulação e produção de medicamentos e cosméticos na forma semissólida. -
    11. Realizar operações farmacotécnicas na manipulação e produção de medicamentos e cosméticos na forma sólida. -
    12. Atuar em programas da qualidade e processos de acreditação no segmento farmacêutico. -
    13. Realizar testes de controle de qualidade de insumos, produtos em processo e acabados. -
    14. Projeto Integrador Técnico em Farmácia. -
  • Mercado de Trabalho

    Ao trabalhar em farmácias, drogarias, farmácias hospitalares, farmácias magistrais, indústrias farmacêuticas e indústrias cosméticas, o técnico pode atender ao público, administrar recursos humanos e materiais, auxiliar na manipulação de medicamentos alopáticos, fitoterápicos, homeopáticos e produtos cosméticos, sob orientação e supervisão do Farmacêutico.

  • Pré-requisitos

    – Idade mínima: 17 anos
    – Escolaridade: estar cursando o 2º ano do Ensino Médio

    Documentos obrigatórios:
    – Documento oficial de identificação (original e cópia simples)
    – CPF (original e cópia simples)
    – Certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio* (original e cópia simples) ou Diploma de Graduação (original e cópia simples), contendo dados da escolaridade anterior.
    – Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia simples) ou Histórico de Graduação (original e cópia simples), contendo dados da escolaridade anterior.

    Documentos complementares:
    – Título de eleitor, para estudantes maiores de 18 anos e comprovante de quitação da última eleição (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).
    – Certificado de Reservista para estudantes do sexo masculino entre 18 e 45 anos (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).

    *Somente para fins de matrícula:
    Declaração de conclusão do Ensino Médio (original) ou Certidão de conclusão do Ensino Médio (original e cópia simples), para estudantes que não tenham o diploma ou certificado e/ou histórico.

    Observação: o estudante que concluir o conjunto dos componentes curriculares correspondentes à Habilitação Profissional, objeto deste projeto de curso, sem ter concluído o Ensino Médio, deve ser informado, antecipadamente, que receberá seu diploma de técnico somente após comprovar a conclusão deste nível de ensino e entregar o respectivo certificado ou diploma de conclusão e histórico escolar.

    As matrículas para o curso serão efetuadas em datas determinadas pela Unidade, respeitados os requisitos de acesso, o cronograma estabelecido e os termos regimentais.

Conheça relacionados

Notícias relacionados

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.