Presencial
Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho 1
Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho 1

Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho

Este curso tem o objetivo de especializar profissionais para a área de Enfermagem do Trabalho, desenvolvendo atividades voltadas à preservação e promoção da saúde do trabalhador, sob a supervisão do Enfermeiro ou junto ao médico do trabalho.

  • Carga horária: 340 h
  • Nível: Especialização Técnica de Nível Médio

Encontre em: 7 unidades

Selecione a Unidade:

No momento não há turmas abertas na unidade Centro Politécnico

Preencha o formulário e receba alertas sobre novas turmas nesta unidade.

Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho

Sobre o curso

O curso busca especializar o profissional em Enfermagem do Trabalho para prestar assistência de enfermagem ao trabalhador, participando da avaliação da saúde deste, de programas de prevenção de doenças, assim como, de programas de promoção de medidas de higiene ocupacional.

Também atua para que o aluno seja habilitado para participar da organização e funcionamento do serviço de segurança e saúde do trabalhador, além de poder atuar em programas de certificação da saúde do trabalhador e em situações de urgência e emergência. O estudante aprende ainda como compor a equipe multidisciplinar de saúde e integrar o Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT) e interagir com médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico em segurança do trabalho e demais profissionais.

Vamos entrar em contato com você!

Preencha as informações abaixo:

Metodologia

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo(a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo.

Dispomos de estruturas modernas e equipamentos reais que integram tecnologia de ponta a assistência à saúde que facilitam a apreensão dos conhecimentos, nas diversas dinâmicas do processo ensino aprendizagem, além disso, os nossos instrutores são profissionais especializados do mercado com experiência significativa na área de saúde do trabalhador.

Programa
Participar da organização e funcionamento do serviço de segurança e saúde do trabalhador 108h
Realizar ações de prevenção de doenças ocupacionais e promoção da saúde e segurança do trabalhador 108h
Atuar em programas de qualidade e certificação de serviços de saúde do trabalhador 60h
Prestar assistência de enfermagem ao trabalhador em situações de urgência e emergência 36h
Projeto Integrador Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho 28h
Mercado de trabalho

No Brasil, a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, em vigor desde 2004, visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, colocando em prática ações que envolvam a promoção, a reabilitação e a vigilância na área da saúde do trabalhador.

Com a percepção das empresas na importância de investir e cuidar da saúde e integridade do trabalhador, vem se aumentando a busca por profissionais especializado em enfermagem do trabalho.

Pode atuar em instituições públicas, filantrópicas e privadas de qualquer segmento e porte, tais como hospitais, clínicas, ambulatórios, indústrias, parques, serviços de hospedagem, navios, off-shore, aeroportos, zona portuária e instituições de ensino.

Pré-requisitos

Idade mínima: 18 anos.
Escolaridade: ter concluído o curso Técnico em Enfermagem.

Documentos obrigatórios:
– Documento oficial de identificação (original e cópia simples)
– CPF (original e cópia simples)
– Diploma de Habilitação Técnica em Enfermagem* (original e cópia simples) ou Diploma da Graduação em Enfermagem* (original e cópia simples) ou Cédula de Identidade do Órgão de Registro Profissional – COREN (original e cópia simples).
Documentos complementares:
– Título de eleitor, para estudantes maiores de 18 anos e comprovante de quitação da última eleição (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).
– Certificado de Reservista para estudantes do sexo masculino entre 18 e 45 anos (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).

*Somente para fins de matrícula:
Declaração de conclusão de curso da Habilitação Técnica em Enfermagem ou da Graduação em Enfermagem (original) ou Certidão de conclusão de curso da Habilitação Técnica ou da Graduação em Enfermagem (original e cópia simples), para estudantes que não tenham o diploma da Habilitação Técnica ou da Graduação em Enfermagem.

Cursos relacionados

Ver todos os cursos

Últimas notícias

Ver todas as notícias

Fique por dentro das novidades do Senac RJ. Acompanhe nossas notícias para saber mais sobre mercado de trabalho, sua área de interesse ou eventos.

Ver todas