Sobre o curso
Esse curso foi desenvolvido para quem já atua ou deseja atuar como banhista de cães e gatos, desenvolvendo além das competências técnicas de banho e procedimentos higiênicos complementares, como corte de unhas e limpeza de ouvidos.
No decorrer do curso o aluno aprende a:
- Recepcionar e atender o cliente, realizando anamnese e acondicionando o animal para realização dos procedimentos, de maneira ética e profissional.
- Colaborar para a gestão do negócio, racionalizando gastos e cuidados com a saúde do ambiente.
- Banhar e secar o animal preparando-o para a tosa.
- Higienizar o animal doméstico de acordo com as suas características.
Metodologia
As aulas teóricas e práticas, em laboratórios equipados com infraestrutura e materiais similares aos que são usados na atividade profissional, são ministradas por instrutores com experiência de mercado, que conhecem bem não só as técnicas, mas, também, os desafios e as dificuldades das atividades de banho e higienização complementar, simulando situações reais que contribuem para o desenvolvimento e a segurança do aluno.
Programa
- Mercado de trabalho: características regionais, possibilidades e locais de trabalho, tipos de serviços, formas de atuação como prestador de serviços, autônomo ou contratado/colaborador e legislação relacionada.
- Atendimento ao cliente.
- Ética e postura profissional.
- Riscos ocupacionais relacionados às atividades de banho e tosa: riscos ergonômicos (repetitividade, postura inadequada de trabalho), riscos biológicos (exposição a microrganismos); exposição de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas; cuidados e prevenção de agravos à saúde; Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
- Ergonomia e qualidade de vida no trabalho: ergonomia no posto de trabalho, adequação do posto de trabalho e ginástica laboral.
- Cuidados pessoais do profissional: apresentação pessoal (roupas e acessórios) e profilaxia (cabelos e unhas).
- Equipamentos: procedimentos de limpeza, desinfecção e lubrificação.
- Materiais, instrumentos e ambiente/instalações: tipos e procedimentos de limpeza e desinfecção; normas da vigilância sanitária; formas de descarte de produtos e materiais.
- Rótulos e embalagens de produtos: registro e normas vigentes.
- Controle de estoque: armazenamento, reposição, entrada e saída de produtos; manutenção e reposição de equipamentos.
- Direitos e deveres: princípios do Código de Defesa do Consumidor.
- Formação de preço: custos fixos e variáveis; valores de mercado e margem de lucro e definição do público-alvo.
- Porcentagem e as quatro operações matemáticas.
- Pelagem de cães e gatos: tipos, cores e cuidados especiais; função dos pelos; alopecias.
- Principais dermatopatias em cães e gatos (sarna, micose, infecção bacteriana, alergia a picada de ectoparasitos etc.): características, identificação de sinais e cuidados.
- Ficha de avaliação: cadastro de dados do animal e responsável, anamnese, inspeção do pelo e da pele, palpação do animal, serviços que serão realizados, histórico de atendimento, recomendações e indicações sobre o uso de cosméticos.
- Produtos, equipamentos e instrumentos: tipos, características, função, indicações e contraindicações, prazo de validade e formas de descarte.
- Técnicas básicas de contenção e manejo do animal: prevenção de acidentes, procedimentos de segurança, cuidados específicos, equipamentos/recursos (mordaças, guias e gaiolas de contenção).
- Cuidados aplicados antes do banho: proteção dos ouvidos e remoção de subpelos e nós.
- Técnicas de pré-lavagem, lavagem e condicionamento ou hidratação: remoção da sujidade e oleosidade da pele e pelagem; reposição de nutrientes, hidratação e proteção do fio, aplicação de medicamento tópico (com prescrição do médico veterinário), corte de unha, limpeza do ouvido e escovação dentária.
- Técnicas de secagem dos pelos.
- Finalização: enfeites e acessórios (laços, gravatas, bandanas, tiaras, gargantilhas, colares) e aplicação de cosméticos (perfumes, finalizadores, óleos e outros).
- Biossegurança: EPI (luvas, máscaras, touca, jaleco, avental impermeável, protetor auricular, óculos de proteção, calça comprida e calçado fechado), higiene e profilaxia pessoal.
- Segurança do animal e prevenção de acidentes (queimadura, corte, afogamento, queda, fratura, reação alérgica a produtos e lâminas de tosa, manipulação exagerada etc.): procedimentos básicos de atendimento de primeiros socorros.
- Materiais, instrumentos e ambiente/instalações: procedimentos de limpeza e desinfecção; normas vigentes (descarte de lixo infectante de salão de banho e tosa).
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho está aquecido e o futuro é promissor para quem quer trabalhar na área pet. O setor segue em franco crescimento no Brasil e oferece boas chances de lucro também para quem desejaempreender. O número de animais de estimação é cada vez maior e as pessoas não hesitam em tomar todo o cuidado do mundo com esses pequenos, e às vezes nem tão pequenos, companheiros.
As oportunidades de crescimento para quem está iniciando no mercado não demoram a surgir e estão diretamente ligadas ao interesse do profissional em obter melhores resultados. Em média, um banhista iniciante pode começar ganhando pouco mais de um salário mínimo, mas com o passar do tempo e com uma boa demanda de trabalho, ele pode chegar a receber mais de R$ 1.800,00 por mês.
Material didático a ser adquirido pelo estudante
- EPI: Óculos de proteção – (um) no início das atividades no laboratório.
- Protetor auricular.
- Alicate de unha (em forma de tesoura).
- Desembolador.
- Escova de pinos em inox tamanho médio.
- Pente de Inox.
- Pente teflonado.
- Pinça Kelly reta 14 cm.
- Rasqueadeira tamanho médio.
“Os materiais a serem adquiridos pelo estudante (Utensílios + Uniforme) somente são necessários nas aulas práticas com modelos Pet. É recomendando que os alunos aguardem a primeira aula para esclarecer dúvidas com os docentes, antes de fazer qualquer as aquisições”.
Uniforme (a ser adquirido pelo estudante)
– 01 (um) – Jaleco branco de mangas curtas –no início das atividades em laboratório.– 01 (um) – Avental Impermeável – no início das atividades no laboratório“Os materiais a serem adquiridos pelo estudante (Utensílios + Uniforme) somente são necessários nas aulas práticas com modelos Pet. É recomendando que os alunos aguardem a primeira aula para esclarecer dúvidas com os docentes, antes de fazer qualquer as aquisições”.Pré-requisitos
– Idade mínima: 18 anos
– Escolaridade: Ensino Fundamental I completo (1º ao 5º ano).– Documento de identidade
– CPF
– Comprovante de Escolaridade
– Comprovante de escolaridade ou Autodeclaração de escolaridade
Todas as formas de aprender fazendo
Aqui no Senac, pensou em curso, pensou em laboratório de prática profissional. Seja para começar uma profissão ou aprimorar a carreira, você aprende colocando a mão na massa, na ferramenta, na máquina, no equipamento, no software. Assista o vídeo e descubra esses espaços únicos de aprendizado!