presencial
Selo Molde – Selo de Excelência em moda
Selo Molde – Selo de Excelência em moda
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someone

Selo Molde – Selo de Excelência em Moda

O Selo MOLDE – Selo de Excelência em Moda é voltado para empresários ou gestores de empresas do setor de moda do Estado do Rio de Janeiro com até 05 (cinco) anos de existência, que tenham interesse em desenvolver e aprimorar seus processos de gestão, a fim de garantir excelência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, que sejam estratégicos para a sustentabilidade do seu negócio.

  • Carga horária: 146 h
  • Nível: Aperfeiçoamento
  • Encontre em: 1 unidades

Encontre em: 1 unidades

Selecione a Unidade:

Não há Turmas Abertas na unidade Senac Botafogo

Preencha o formulário e receba alertas sobre novas turmas nesta unidade.

Selo Molde – Selo de Excelência em Moda

Sobre o curso

O Selo MOLDE é um Programa de Aceleração, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio do Senac/ARRJ, para empresas do setor de moda, com o objetivo fornecer mecanismos para que a gestão e a qualidade dos produtos e serviços sejam estratégicos para o negócio escolhido. O Sistema Fecomércio RJ pretende preparar e reconhecer os atores da cadeia produtiva de moda, disseminando conteúdo e práticas de excelência em gestão a fim de garantir a sustentabilidade do negócio.

Os interessados no Programa passarão por uma pré-seleção que inclui entrevista com a Coordenação do Curso.

O curso é baseado em quatro Pilares:

1. Pilar Gestão Empresarial – Ações que evidenciam o desenvolvimento de serviços, produtos e processos direcionados para o aumento da produtividade, garantindo a sustentabilidade do negócio.

2. Pilar Inovação – Ações que representem inovações tecnológicas, aplicadas aos canais digitais (e-commerce e redes sociais) e aos novos arranjos produtivos do setor.

3. Responsabilidade Social – Ações que representem relações mais justas de trabalho, promovendo qualidade nas relações com funcionários e mão-de-obra especializada, fornecedores e toda relação com a sociedade, além da responsabilidade com o meio ambiente.

4. Pilar Serviços/Operação – Ações que evidenciam o planejamento e desenvolvimento de serviços, gerando melhorias na operação e nos processos de produção, comercialização e atendimento.

Ao final do curso, o participante será capaz de desenvolver o planejamento estratégico da empresa a partir de conceitos e técnicas de gestão empresarial, finanças e marketing, estabelecendo metas, objetivos, estratégias e ações nas diversas áreas, a fim de garantir excelência na qualidade dos produtos e serviços oferecidos e melhorias nos processos organizacionais, com base na sustentabilidade do negócio.

Quer saber mais sobre o curso?

Cadastre-se para receber um contato do Senac

Metodologia

O Programa Selo MOLDE, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio do Senac/ARRJ, tem uma estrutura especialmente desenhada para ampliar a possibilidade de melhorias contínuas nos processos e aumento da competitividade das empresas participantes.

A metodologia dos 3 As – APREENDER, APLICAR e ACELERAR, desenvolvida para o Programa, permitirá às empresas participantes se desenvolverem e aprimorarem seus processos de gestão.

Fase 1 – Apreender:
Etapa que apresentará conceitos e ferramentas de gestão, estratégias e métricas de negócios às empresas participantes, amparados nos pilares do Programa: (I) Gestão Empresarial, (II) Serviços/ Operações, (III) Inovação e (IV) Responsabilidade Social.

O principal objetivo da Fase 1 é fazer com que as marcas participantes se apropriem do conhecimento e tenham segurança para elaborar estratégias e identificar possíveis gaps de atuação. As marcas participantes terão a oportunidade de praticar e aprimorar seu conhecimento ampliando as chances de alavancar seus negócios.

Fase 2 – Aplicar:
Etapa de aplicação dos conceitos, ferramentas e estratégias apreendidas na Fase1. As marcas que já praticam, em parte ou em sua totalidade, as ações e atividades da fase anterior deverão revisitar os tópicos abordados para garantir a aplicação correta dos processos em suas empresas. Já marcas que ainda não utilizam as ferramentas apresentadas na fase 1, poderão implementá-las. Ao final desta etapa, as marcas receberão a primeira avaliação com base nos pilares preestabelecidos, e poderão receber uma selagem intermediária de acordo com os pilares do Programa.

Fase 3 – Acelerar:
Etapa de aceleração com foco no planejamento estratégico de curto e longo prazo da empresa. Nesta fase, as marcas irão compreender que todos os conceitos apreendidos e aplicados até aqui precisam ser trabalhados de maneira sistêmica. As marcas participantes deverão apresentar um Plano de Negócios considerando questões operacionais, financeiras, de marketing e responsabilidade social a ser avaliado por uma banca formada por profissionais do Sistema Fecomércio RJ/Senac, do setor de moda e áreas afins, que reconhecerão a empresa com o Selo MOLDE – Selo de Excelência em Moda.

Durante o período de realização do curso serão oferecidos encontros de mentoria para acompanhamento e tutoria de cada projeto. A presença nesses encontros não é obrigatória, será facultativa de acordo com a necessidade de cada empresa participante. A mentoria tem como foco ajudar a alinhar as estratégias aos objetivos aprimorando o negócio. Dessa forma, a probabilidade do participante alcançar os seus objetivos é ainda maior, porque terá um conselheiro para lhe explicar os riscos, as vantagens e desvantagens das suas decisões.

Programa
Apreeoldender 60h
Aplicar 36h
Acelerar 15h
Mercado de trabalho

Estudos e pesquisas mostram que grande parte das pequenas empresas de moda não consegue chegar ao início do segundo ano de vida devido à falta de conhecimentos básicos de gestão, o que dificulta o crescimento e desenvolvimento do setor. O Selo Molde é um Programa de Aceleração para empresas do setor de moda, com o objetivo de fornecer mecanismos para que a gestão e a qualidade dos produtos e serviços sejam estratégicos para o negócio escolhido. Com isso, o Sistema Fecomércio RJ, por meio do Senac RJ, pretende preparar e reconhecer os atores da cadeia produtiva de moda, disseminando conteúdo e práticas de excelência em gestão a fim de garantir a sustentabilidade do negócio.

Pré-requisitos

Para inscrição nessa oferta, o candidato deverá ter Ensino Médio completo.

O candidato deverá também apresentar os seguintes documentos:
– Documento oficial de identificação (cópia simples)
– CPF (cópia simples);
– Comprovante de Escolaridade (cópia simples).

Cursos relacionados

Ver todos os cursos

Últimas notícias

Ver todas as notícias

Fique por dentro das novidades do Senac RJ. Acompanhe nossas notícias para saber mais sobre mercado de trabalho, sua área de interesse ou eventos.

Ver todas