Costureiro – Novo

O novo curso Costureiro é uma Qualificação Profissional que tem como objetivo desenvolver as seguintes competências:
• Organizar o ambiente e os processos de trabalho;
• Cortar e montar peças do vestuário;
• Realizar procedimento de costura e acabamento de peças.

As máquinas de costura são industriais eletrônicas e o laboratório conta com infraestrutura completa para atender ao perfil de produção em escala.

  • Carga horária: 212 h
  • Nível: Capacitação

Encontre em: 2 unidades

Selecione a Unidade:

Turma 2019.4

Esta turma não está disponível para compra online. Dirija-se à unidade desejada e faça sua matrícula

Início: 29/10/2019 - Término: 26/05/2020
Turno: Noite - 3ª,5ª - 18:00/22:00

9x de R$211,33

Turma 2019.3

Início: 18/11/2019 - Término: 13/04/2020
Turno: Tarde - 2ª,4ª,6ª - 13:00/17:00

7x de R$271,71

*A reserva online de vagas está disponível somente para maiores de 18 anos.

Reserve sua vaga

Costureiro – Novo

Sobre o Curso

O curso Costureiro é elaborado para que o aluno aprenda fazendo. Em sala de aula, ele é sempre estimulado a analisar e solucionar problemas e as atividades práticas de costura envolvem diferentes modelos com distintas técnicas de acabamentos do vestuário feminino, masculino e infantil – deixando a formação completa.

Possui foco empreendedor oferecendo uma visão global do negócio, com estratégias de precificação, atendimento de excelência, controle de estoque, etc.
O curso trabalha com moldes decalcados já prontos no laboratório, uma vez que o foco é direcionado para técnicas de produção em escala, envolvendo corte e costura (enfesto, corte com máquina, técnicas de costura para maior produtividade e valor agregado).

As máquinas de costura são industriais eletrônicas e o laboratório conta com infraestrutura completa para atender ao perfil de produção em escala.

Com isso, o aluno desenvolve tudo o que for necessário para se tornar um profissional pronto para o mercado de trabalho na área de Moda, seja para atuar como funcionário ou montando seu próprio negócio.

Quer saber mais sobre o curso?

Cadastre-se para receber um contato do Senac

Metodologia

O curso é organizado em torno de situações de aprendizagem que consideram a realidade da profissão de Costureiro em seu local de trabalho, identificando os elementos relativos ao trabalho a ser executado, bem como os cuidados básicos de conservação dos equipamentos. Também aborda atividades relacionadas à imagem pessoal, postura profissional e desenvoltura verbal.
Os exercícios de costura são realizados em todo o curso visando o aprimoramento das diversas técnicas de costura e acabamento dos vestuários masculino, feminino e infantil.
Ao longo do curso, ainda são previstas visitas técnicas, pesquisas e entrevistas com profissionais, para que os alunos possam se aproximar da área e conhecer o mercado de trabalho, seus desafios e possibilidades.

Programa

• Recepcionar e realizar cadastro dos clientes conforme as técnicas de atendimento e serviços oferecidos.
• Coletar e registrar as medidas do corpo do cliente, conforme procedimentos de medição.
• Selecionar materiais, instrumentos e equipamentos de acordo com os procedimentos técnicos e normas de segurança.
• Selecionar e organizar os insumos de acordo com as características de cada produto.
• Elaborar preço dos serviços com base no mercado local e nos custos diretos e indiretos de cada procedimento.
• Selecionar materiais, instrumentos e equipamentos de acordo com os procedimentos técnicos e normas de segurança.
• Realizar corte das peças em tecidos planos, com base nos moldes decalcados no tecido e na ficha técnica, utilizando técnicas de procedimento manual e à máquina.
• Organizar as partes da peça e aviamentos, de acordo com o modelo e a sequência Indicadores operacional de montagem.
• Costurar peças, conforme o tipo de vestuário e suas especificidades, respeitando a sequência operacional e as especificações da ficha técnica.
• Manusear máquinas de costura de acordo com o tipo de peça a ser confeccionada.
• Realizar acabamentos de acordo com as características do tecido e modelo, utilizando máquinas e acessórios específicos.
• Realizar a limpeza da peça, utilizando as ferramentas adequadas a cada processo.
• Criar utilitários, peças decorativas e de vestuário, a partir da utilização de técnicas de reaproveitamento de tecidos e aviamentos, com potencial de geração de renda.

Mercado de Trabalho

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) há, no Brasil, um grande potencial de expansão das exportações da indústria têxtil e de confecção.
O país representa a quinta e a quarta maior produção mundial dos setores, respectivamente, gerando 1,7 milhão de empregos diretos, dos quais 75% são mulheres.

Em 2017, o total de contratações realizadas pela indústria de transformação no país, no período de janeiro a julho, correspondeu a 21,6 mil postos de trabalho com carteira assinada. Ao mesmo tempo em que cresce a presença dos importados no abastecimento do mercado brasileiro, o que representa uma ameaça à competitividade da indústria brasileira, dentro e fora do país, o segmento de vestuário estima que até 2025, sejam criados mais de 300 mil postos de trabalho em resposta às demandas das mais de 30 mil indústrias têxteis nacionais, aumentando assim, as exportações, os postos de trabalho e o faturamento.

Pré-requisitos

– Idade mínima: 16 anos.
– Escolaridade: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) completo.

Documentos exigidos para matrícula:
– Documento de identidade (cópia simples).
– CPF (cópia simples).
– Comprovante de escolaridade (cópia simples) ou autodeclaração informando que sabe ler, escrever, e fazer as 4 operações matemáticas.

Cursos relacionados

Ver todos os cursos

Últimas notícias

Ver todas as notícias

Fique por dentro das novidades do Senac RJ. Acompanhe nossas notícias para saber mais sobre mercado de trabalho, sua área de interesse ou eventos.

Ver todas