Técnico em Logística

Habilitação Técnica que prepara o aluno para atuar nos diversos segmentos das operações logísticas. Seja no transporte, na logística reversa, nas atividades de armazenagem e gestão de estoques ou até mesmo na cadeia de suprimentos de maneira global, o profissional formado pelo Senac RJ domina as competências necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho.

Ver mais
Selecione:

Turma 2021.6

Aula em Tempo Real
  • Data:
    Início: 27/10/2021
    Término: 20/09/2022
  • Periodicidade:
    2ª,3ª,4ª,5ª,6ª
    08:00/12:00
  • Duração:
    12 meses

Turma 2021.5

Aula em Tempo Real
  • Data:
    Início: 08/11/2021
    Término: 26/09/2022
  • Periodicidade:
    2ª,3ª,4ª,5ª,6ª
    18:00/22:00
  • Duração:
    11 meses

Cadastre-se! Entraremos em contato.

  • Sobre o curso

    As aulas na modalidade “Aula em tempo real” acontecem pela internet com a mesma qualidade do presencial!

    Com duração média de 11 meses, o curso aborda aspectos importantes das operações logísticas com ênfase em operações de armazenagem, gestão de estoques, transportes e distribuição. Além disso, o técnico em logística atua no suporte ao planejamento de operações logísticas, auxiliando no controle e obtenção de dados, bem como na elaboração de relatórios que serão utilizados para tomada de decisões na organização.

    Adicionalmente, este curso possibilita aos seus concluintes o Registro no Conselho Regional de Administração (CRA). Este registro é obrigatório para os que pretendem concorrer a vagas em concursos públicos específicas para cargos Técnicos. Já em empresas privadas, o órgão busca obter reserva de mercado defendendo que apenas os registrados ocupem os cargos elegíveis. O aluno pode requerer a carteirinha de estudante ao CRA, gratuitamente, durante a execução do curso.

     

  • Metodologia

    No curso Técnico em Logística você aprenderá a dar suporte à escolha das estruturas e equipamentos necessários às operações de armazenagem e transporte de uma empresa, bem como acompanhar toda a sua operacionalização. Além disso, irá contribuir para a gestão de estoques, analisando e sugerindo parâmetros que possibilitem o atendimento ao cliente final, mantendo a quantidade adequada de itens em estoque. Você será capaz, ainda, de analisar as operações logísticas através do controle de indicadores de desempenho, gerando relatórios de gestão que subsidiarão a tomada de decisões na empresa.

    Este curso oferece as seguintes certificações intermediárias: Assistente de Suprimentos e Assistente de Transportes e Distribuição. Elas trazem mais oportunidades de entrada no mercado de trabalho, já que antes mesmo do término do curso terá certificados em mãos.

  • Programa

    Unidade de Orientação para o trabalho (UOT) 20h
    Cadeia de Suprimentos 40h
    Rotinas Administrativas em Logística 40h
    Matemática aplicada à Logística 20h
    Inglês Técnico 40h
    Projeto integrador - Definição da estrutura da Cadeia de Suprimentos 40h
    Estruturas de Armazenagem 40h
    Operações de Estoque e Armazenagem 40h
    Gestão de Estoques 40h
    Gestão de Compras 40h
    Projeto integrador: Definição de estrutura para operações de Armazenagem e Suprimentos 40h
    Estruturas de Transportes 40h
    Movimentação e Transportes de Cargas 40h
    Gestão de Frota 40h
    Logística Reversa 40h
    Projeto integrador: Definição de estrutura para operações de Transportes e Logística reversa 40h
    Gestão de Pessoas em Operações Logísticas 20h
    Legislação aplicada à logística 40h
    Indicadores de Desempenho em Operações Logísticas 40h
    Prevenção e Controle de Perdas 20h
    Logística Internacional 40h
    Projeto integrador: Definição de estrutura logística para a internacionalização de uma empresa 40h
  • Mercado de trabalho

    O Técnico em Logística é um profissional que tem uma remuneração média que gira em torno de R$ 1.800,00 a R$ 3.000,00, dependendo do porte da empresa. O mercado de logística está em franco desenvolvimento. Com a recuperação gradual da economia e o aumento do consumo, principalmente pelo comércio eletrônico, faz-se necessário que as empresas invistam em estruturas logísticas, demandando a contratação de profissionais da área. As empresas que mais contratam esse tipo de profissional são os operadores logísticos e as transportadoras que prestam serviços para grandes empresas em diferentes ramos de atuação.

  • Material a ser adquirido pelo estudante (Apenas na modalidade 'Aula em Tempo Real')

    Livro solicitado:

    • NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística Empresarial: um guia prático de operações logísticas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    Aproveite e clique aqui para adquirir pela Editora Senac com desconto.

  • Material do estudante entregue pelo Senac RJ (Apenas na modalidade 'Presencial')

    Livro:

    • NOGUEIRA, Amarildo de Souza. Logística Empresarial: um guia prático de operações logísticas. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    ATENÇÃO:

    As informações específicas para alunos do Programa Senac Gratuidade devem ser consultadas no edital.

  • Pré-requisitos

    Para matrícula na Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio será exigido, no mínimo, estar cursando o 2º ano do Ensino Médio.

    Documentos obrigatórios:
    – Documento oficial de identificação (original e cópia simples)
    – CPF (original e cópia simples)
    – Certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio* (original e cópia simples) ou Diploma de Graduação (original e cópia simples), contendo dados da escolaridade anterior.
    – Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia simples) ou Histórico de Graduação (original e cópia simples), contendo dados da escolaridade anterior.

    Documentos complementares:
    – Título de eleitor, para estudantes maiores de 18 anos e comprovante de quitação da última eleição (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).
    – Certificado de Reservista para estudantes do sexo masculino entre 18 e 45 anos (somente apresentação, sem necessidade de anotação no Sistema Educacional).

    *Somente para fins de matrícula:
    Declaração de conclusão do Ensino Médio (original) ou Certidão de conclusão do Ensino Médio (original e cópia simples), para estudantes que não tenham o diploma ou certificado e/ou histórico.

    Observação: o estudante que concluir o conjunto dos componentes curriculares correspondentes à Habilitação Profissional, objeto deste projeto de curso, sem ter concluído o Ensino Médio, deve ser informado, antecipadamente, que receberá seu diploma de técnico somente após comprovar a conclusão deste nível de ensino e entregar o respectivo certificado ou diploma de conclusão e histórico escolar.

    As matrículas para o curso serão efetuadas em datas determinadas pela Unidade, respeitados os requisitos de acesso, o cronograma estabelecido e os termos regimentais.

Instrutores

Bianca Fonseca

Bianca Fonseca

Instrutora em Cabo Frio

Biografia

Conheça relacionados

Notícias relacionados

Destaques

NINGUÉM FAZ O QUE A GENTE FAZ

Fomos criados e somos mantidos pelos empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para levar bem-estar social e educação profissional que transformam as pessoas e suas histórias. Um trabalho que há mais de 70 anos tem impacto como nenhum outro, por sua diversidade e alcance no Estado do Rio de Janeiro. Mais do que sobre números, falamos de resultados. Mas se você quiser conhecer os números, a gente também orgulho de mostrar. Aperte o play e saiba mais.