Programa de Integridade

O Programa de Integridade do Sistema Fecomércio RJ foi implementando com a responsabilidade de fortalecer a cultura da ética e da boa governança, e é composto por um conjunto de ações contínuas que têm por objetivo prevenir, detectar e remediar irregularidades, bem como tratar desvios éticos e condutas em desacordo com os princípios e valores das instituições que integram o Sistema.

Nosso Programa de Integridade sustenta-se no compromisso da Alta Direção e vem desenvolvendo as seguintes práticas e procedimentos: avaliação periódica de riscos; Código de Conduta Ética para colaboradores, fornecedores e parceiros de negócio; Código de Conduta Ética para a Alta Direção, colaboradores, fornecedores e parceiros de negócio; implementação de Políticas de Integridade; instituição de controles internos; realização constante de ações de comunicação e de treinamentos sobre integridade; existência de um Canal Ético, acessível ao público interno e externo; realização de avaliação de integridade de terceiros (Due Diligence); e monitoramento do programa.

Semana da Integridade 2024: um convite à reflexão e transformação

Em 2024, a Semana da Integridade chegou à sua 4ª edição como um marco essencial na agenda do Sistema Fecomércio RJ. Neste ano, o tema Direitos Humanos guiou a programação, reforçando o compromisso das nossas instituições com a ética, a transparência e a construção de um futuro mais justo e responsável.

Sheila Aquino, assessora de Responsabilidade Corporativa e Integridade do Sistema Fecomércio RJ, ressaltou a importância do encontro na disseminação de valores que são a base da nossa instituição.

“A Semana da Integridade é uma iniciativa de grande relevância na agenda institucional do Sistema. Em sua quarta edição, reafirmou os valores que sustentam nossas instituições, promoveu a cultura da boa governança corporativa e ampliou o diálogo sobre ética e integridade. Alinhar nossas ações a princípios éticos e transparentes é fundamental para garantir a eficácia de nossas entregas e, acima de tudo, assegurar uma visão estratégica e sustentável para o futuro de nossa atuação.”

Com uma programação diversificada e construída de forma colaborativa entre as casas, o evento ofereceu painéis, ativações culturais e debates cuidadosamente elaborados para promover a reflexão e o aprendizado de convidados externos e colaboradores do Sistema Fecomércio RJ. Foram dois dias dedicados a diálogos inspiradores, ativações culturais e compartilhamento de boas práticas.

Entre os destaques, esteve o painel “Como cada um pode contribuir para uma sociedade mais ética e justa, onde a integridade e os direitos humanos são respeitados e promovidos”, com Caroline Ribeiro – Coordenadora substituta de Avaliação de Políticas de Prevenção à Corrupção da CGU. Outro ponto alto foi a palestra “Integridade em foco: combatendo crimes de ódio e promovendo direitos humanos”, apresentada por Manoel Caetano Ferreira Filho, Presidente do Comitê de Ética da Presidência da República, e Marcos Meira, Procurador do Estado de Pernambuco. Além disso, o painel “ASG no Turismo” contou com a participação de Otávio Leite, consultor da Presidência da Fecomércio RJ, e Fabio Nascimento, da Associação Carioca de Turismo de Aventura.

A programação do 2º dia incluiu a abertura com Sheila Aquino, Assessora de Responsabilidade Corporativa e Integridade. A diversidade foi tema central no painel “Desconstruindo o padrão: por que a diversidade é a nova normalidade”, com Myrella Matos, Thais Bernardes, Letícia Godim e Wallace Martins Furtado. Outros painéis importantes foram “Pressão 360º: como lidar com a cobrança de ser tudo ao mesmo tempo”, “Capacitando para o sucesso: como os programas de gratuidade garantem a igualdade de oportunidades”, e “Mulheres no centro: práticas empresariais inspiradoras para a igualdade de gênero e direitos humanos”. O evento foi encerrado com um pocket show de Zezé Motta, fechando uma programação rica em debates e reflexões sobre integridade e direitos humanos.

Conforme Rosane Masiero, Gerente de Responsabilidade Social do Senac RJ,Este ano, a Semana da Integridade destaca as conquistas e parcerias dos Programas de Gratuidade, que possuem interface com empresas e parceiros para a formação de jovens e adultos, promovendo a inclusão social, a inserção no mercado de trabalho e a inclusão produtiva. Teremos painéis que abordarão a Diversidade como o novo padrão, em parceria com iniciativas como Notícia Preta e Diversidade Qualificada, além de empresas parceiras do Programa Jovem Aprendiz. Nossos jovens aprendizes participaram de um debate essencial para os dias de hoje, discutindo o tema: Como lidar com tudo ao mesmo tempo? E, para encerrar, falamos sobre como os Programas de Gratuidade garantem a igualdade de oportunidades, promovendo a empregabilidade e a inserção no mercado de trabalho”.