Educação Portal do Futuro: 465 vagas abertas 30/05/2017 10:32

Uma das mais importantes iniciativas de Responsabilidade Social do Sistema Fecomércio RJ, o programa Portal do Futuro, do Senac RJ, está com inscrições abertas de 29 de maio a 25 de junho pelo site portaldofuturo.rj.senac.br. São 465 vagas para o 2º semestre de 2017. O programa social é voltado para a inclusão de jovens entre 16 e 21 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social.

O programa pedagógico do Portal do Futuro vai além da capacitação profissional e promove o desenvolvimento de competências comportamentais - pessoais e profissionais -, buscando preparar os jovens para a primeira experiência no mercado de trabalho. Os alunos recebem noções de cidadania, aulas de inglês e capacitação em cursos nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria. Eles também participam de vivência profissional em uma empresa. Com isso, o Portal do Futuro contribui para a inserção e a permanência no mercado de trabalho.

Como participar

Para ingressar do Portal do Futuro é necessário ter entre 16 e 21 anos, média de renda familiar mensal de até dois salários mínimos (por cada membro da família) e cursar pelo menos o 1º ano do ensino médio. Para o processo seletivo, o candidato deve apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição (para maiores de 18 anos), comprovante de escolaridade e de residência (menores de 18 devem apresentar documentação do responsável).

Portal do Futuro

O programa existe desde 2000 com o objetivo de transformar o participante tanto no convívio social quanto para a vida profissional. São sete meses de duração, e neste período os alunos recebem até 576 horas de aulas distribuídas em oficinas que compõem três projetos: Ser Pessoa, Ser Cidadão e Ser Profissional.

Ser Pessoa – atividades de autoconhecimento e reforço da autoestima auxiliam os jovens a traçar perspectivas concretas de futuro.

Ser Cidadão – os focos são os direitos, deveres e o papel dos indivíduos nas comunidades em que vivem.

Ser Profissional – Na terceira e última fase do programa, os jovens recebem até 200 horas de capacitação profissional no curso escolhido nas áreas de Gestão, Turismo e Hotelaria, além de 60 horas de aulas de inglês. Por fim, o aluno passa por 28 horas de vivência em empresas para observar o cotidiano de trabalho.

O Sistema Fecomércio RJ

O Sistema Fecomércio RJ é composto pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, pelo Senac RJ e pelo Sesc RJ.

O Senac RJ

O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 71 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio. Atualmente, é referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos, e investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho. Com 39 unidades em todo o estado do Rio, de 2010 a 2015 o Senac RJ passou de 89 mil para 153 mil alunos.

Serviço:
Inscrições: de 29 de maio a 26 de junho
Endereço eletrônico: portaldofuturo.rj.senac.br
 


Fonte: Senac RJ

Complemente sua Formação

Ver Cursos

  • Idiomas

    Inglês Básico

    • Programa Gratuidade
    • Presencial
    • Nível Livre
    Mais sobre o Curso
  • Educação

    Cuidador Infantil

    • Programa Gratuidade
    • Presencial
    • Nível Livre
    Mais sobre o Curso
  • Educação

    Contador de Histórias

    • Programa Gratuidade
    • Presencial
    • Nível Livre
    Mais sobre o Curso