Técnico em Produção de Moda

Programa do curso

  • O curso Técnico em Produção de Moda, com carga horária de 800h presenciais, forma um profissional apto para trabalhar com produção de moda, atuando na montagem de looks para diferentes veículos de divulgação de moda como catálogos, editoriais, lookbooks, a partir da pesquisa de tendências, temas de coleções e briefings do cliente, estabelecendo uma relação direta entre produto divulgado e o consumidor da marca. O produtor de moda também coordena a montagem de ambientes de divulgação da moda como vitrines, desfiles e exposições.

Aprenda na prática

No curso Técnico em Produção de Moda, o estudante tem a oportunidade de aprender na prática os desafios da profissão de produtor de moda, criando imagens de moda a partir de pesquisa de tendências e comportamento e das referências iconográficas e conceitos de história da moda, arte e cultura. Nas aulas de laboratório de criação de imagem, o estudante criará composições visuais (moodboards) de produtos de moda direcionadas para editorial, publicidade, catálogos, lookbooks, sites, etc.


A partir de conceitos de Branding e Marketing de Moda, será capaz de afirmar a identidade da marca em uma produção de moda, estabelecendo uma relação direta entre produto e consumidor. Terá contato com os conceitos de fotografia de moda e os recursos básicos de tratamento de imagens digitais.


Nas aulas práticas em laboratórios de moda, o estudante aprenderá a planejar e coordenar a montagem de vitrines para divulgação dos produtos, assim como apreenderá a planejar todas as etapas de um evento de moda, como desfile por exemplo, considerando seus aspectos operacionais, recursos, custos, fornecedores, elaboração de cronograma e logística de produção e desprodução.


Os estudantes do curso Técnico em Produção de Moda terão oportunidade de desenvolver projetos reais de moda através do LP2 - Laboratório de Prática Profissional, um projeto que integra os estudantes do SENAC RJ ao mercado por meio de parcerias com empresas do segmento.

Mercado de trabalho

Em um mercado cada vez mais competitivo, onde é preciso reforçar a identidade da marca para se diferenciar da concorrência, a produção de moda ganha relevância e destaque. O Estado do Rio de Janeiro possui mais de 20 mil empresas do setor têxtil e cerca de 160 mil contratados, sendo a capital fluminense a maior empregadora. As feiras e eventos dedicados à moda independente e a novos estilistas têm crescido no Rio de Janeiro, abrindo novas frentes de trabalho para o produtor de moda, assim como o crescimento de blogs de moda, sites e lojas virtuais para divulgação e comercialização dos produtos de moda. Outro destaque são os eventos realizados em shoppings e centros comerciais, como desfiles e exposições de produtos de moda, oferecendo novas oportunidades de inserção no mercado para este profissional.


Depois de formado, o produtor de moda pode trabalhar como assistente de produtores e stylists ou como profissional autônomo realizando trabalhos de editoriais de moda para jornais; revistas de moda; montando looks para divulgação do produto em catálogos ou site (lookbooks, e-commerces) e para marcas de moda que investem em desfiles, feiras e eventos de moda em geral. O salário gira em torno de R$2.000,00 e R$2.500,00.

Como entrar no mercado de trabalho?


Por meio do Click Oportunidades o Senac conecta alunos e formados para oportunidades profissionais em empresas do mercado. Esse centro de carreira promove a interação de talentos do Senac com o mercado de trabalho e oferece oportunidade de estágio e emprego, de acordo com a área de formação. Este é um serviço gratuito e exclusivo oferecido pelo Senac.

Certificação

Ao concluir o programa, o aluno receberá Certificação de Técnico em Produção de Moda, com validade nacional.

Requisitos e documentação necessária para matrícula

Os interessados devem estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio.


Para se inscrever, os estudantes com Ensino Médio concluído devem apresentar via original e cópia de: Documento oficial de Identificação; Certidão de nascimento ou casamento; CPF; Certificado ou diploma de conclusão de Ensino Médio ou Diploma de Graduação, contendo dados da escolaridade anterior; Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente ou Histórico de Graduação contendo dados da escolaridade anterior.


Para os estudantes com Ensino Médio em curso, os documentos a serem apresentados em via original e cópia são: Documento oficial de Identificação; Certidão de nascimento ou casamento; CPF; Declaração de matrícula ou Histórico Parcial do Ensino Médio.






Complemente sua Formação

Ver Cursos

  • Moda

    Branding e Marketing de Moda

    • Presencial
    • Nível Aperfeiçoamento
    • Período Noite
    • Disponível em 2 Unidades
    • Próxima turma 24/10/2017
    Mais sobre o Curso
  • Moda

    Confeccionador de Bijuterias

    • Presencial
    • Nível Capacitação
    • Período Tarde
    • Disponível em 1 Unidade
    • Próxima turma 01/01/0001
    Mais sobre o Curso
  • Moda

    Costureiro

    • Programa Gratuidade
    • Presencial
    • Nível Capacitação
    • Período Manhã, Tarde, Noite
    • Disponível em 6 Unidades
    • Próxima turma 31/10/2017
    Mais sobre o Curso