Gastronomia

Chef Executivo de Cozinha
  • Nível Livre
  • Carga horária 800 horas
  • Disponível em 1 unidade

Informações sobre o curso

Aqui você fica por dentro de todos os detalhes do curso que você escolheu.

Sobre o Curso

O que é o curso? As aulas do Curso de Chefe Executivo de Cozinha preparam o aluno para atuar não apenas como cozinheiro ou chef de cozinha, mas também como empreendedor nas diversas possibilidades da gastronomia.

Ao longo do curso, os temas abordam as áreas de cozinha, padaria, confeitaria, gestão, bebidas, serviço e eventos.

É uma formação ampla e objetiva com 800h de duração, focada nas demandas do mercado de trabalho.

Com ela, é possível exercer a função de chef de restaurantes, bares, hoteis e até empreender em gastronomia. O aluno também está apto para criar produtos utilizando técnicas e tradições das artes culinárias clássicas e contemporâneas, nacionais e internacionais, a elaborar menus e cartas de bebidas, a gerenciar compras e estocagem, a administrar pessoal definindo equipes, selecionando profissionais e treinamentos, e a administrar recursos financeiros.

Itinerários Formativos

Minimizar

Os Itinerários Formativos ajudam o aluno a planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada no Senac RJ. Esta metodologia baseia-se nos percursos de formação em segmentos específicos do setor produtivo, de acordo com as modalidades de educação: Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior (graduação e pós-graduação).

O objetivo é o desenvolvimento gradativo das competências exigidas pelo mercado de trabalho para o exercício de uma determinada profissão. Para isso, o aluno escolhe os caminhos que deseja percorrer em sua trajetória profissional, de acordo com seu grau de escolaridade. Assim, conquista novos desafios, cada vez mais complexos, em cada degrau alcançado em sua carreira.

Baixar Itinerário Formativo Baixe aqui o Itinerário Formativo da sua área de atuação (392 KB).

Aprenda na Prática

Minimizar

Aulas teóricas e práticas nos laboratórios de cozinha, com instrutores capacitados, permitem que os alunos desenvolvam as habilidades necessárias para se tornar Chef Executivo de Cozinha.

Com essa complementação entre teoria e prática, é possível aprender todas as funções que dizem respeito ao profissional, desde a parte gastronômica até a parte administrativa de um restaurante.

Mercado de Trabalho

Minimizar

Onde trabalhar? O mercado de gastronomia está em franca profissionalização de mão de obra capacitada.

Os setores mais empregadores para esses profissionais de gastronomia são restaurantes, hotéis, bares, buffets, caterings, lojas de vinhos, consultorias e indústria alimentícia, além da possibilidade de empreender no seu próprio negócio.

Nesses lugares, o aluno formado poderá atuar como chef de restaurantes, bares, hotéis e até empreender em gastronomia, de modo a criar produtos utilizando técnicas e tradições das artes culinárias clássicas e contemporâneas, nacionais e internacionais, a elaborar menus e cartas de bebidas, a gerenciar compras e estocagem, a administrar pessoal definindo equipes, selecionando profissionais e treinamentos e a administrar recursos financeiros.

Qual o salário médio? A remuneração média é de R$ 4.000,00.

Como entrar no mercado de trabalho? O Senac RJ encaminha, de forma exclusiva e gratuita, alunos e formados para vagas em empresas por meio do Click Oportunidades. Para ser chamado para entrevistas, o aluno deve manter o currículo atualizado e candidatar-se às vagas de interesse.

certificação

Minimizar

Ao terminar este curso, o aluno receberá o Certificado de Conclusão de Curso de Extensão Universitária em Chef Executivo de Cozinha.

Minimizar

Requisitos e Documentação Necessária para Matrícula

Os interessados devem, pelo menos, ter Ensino Médio completo e idade mínima de 18 anos e saber utilizar as ferramentas do Office como: Excel, Word e Power Point (apresentar autodeclaração ou certificado). Para se inscrever é preciso apresentar via original e cópia do documento de identificação, do CPF, do comprovante de residência, do título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição, para maiores de 18 anos e do comprovante de conclusão do Ensino Médio. É preciso, também, da via original de uma autodeclaração de que saber ler e escrever e realizar as 4 operações básicas matemáticas.

Veja onde estudar

Confira as Unidades que oferecem este curso.

Unidades