Comunicação, Artes e Cultura, Audiovisual

Operador de Áudio
  • Nível Livre
  • Carga horária 240 horas
  • Disponível em 1 unidade

Veja onde estudar

Confira as Unidades que oferecem este curso.

Unidades

Informações sobre o curso

Aqui você fica por dentro de todos os detalhes do curso que você escolheu.

Sobre o Curso

Curso de capacitação que prepara o aluno para operar uma mesa de som digital ou analógica. O participante vai analisar sistemas de áudio com base em conceitos com compressores e alinhamentos, captar som com microfones e aplicar os fundamentos do áudio digital. Esse programa dá direito ao registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Itinerários Formativos

Minimizar

Os Itinerários Formativos ajudam o aluno a planejar sua carreira profissional em uma perspectiva de educação continuada no Senac RJ. Esta metodologia baseia-se nos percursos de formação em segmentos específicos do setor produtivo, de acordo com as modalidades de educação: Formação Inicial e Continuada, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação Superior (graduação e pós-graduação).

O objetivo é o desenvolvimento gradativo das competências exigidas pelo mercado de trabalho para o exercício de uma determinada profissão. Para isso, o aluno escolhe os caminhos que deseja percorrer em sua trajetória profissional, de acordo com seu grau de escolaridade. Assim, conquista novos desafios, cada vez mais complexos, em cada degrau alcançado em sua carreira.

Baixar Itinerário Formativo Baixe aqui o Itinerário Formativo da sua área de atuação (538 KB).

Aprenda na Prática

Minimizar

Captar, mixar e gravar áudios, operando todos os componentes de um sistema de áudio. Sonorizar ambientes, empregando os princípios de acústica em ambientes abertos e fechados. Ajustar mesa de áudio e microfones às sonoridades peculiares dos instrumentos musicais e voz. Projetar diferentes sistemas de áudio, adequando cada projeto às diferentes realidades (econômicas, geográficas, técnicas e operacionais). Realizar manutenção preventiva e emergencial em cabos e conectores de um sistema de áudio. Operar mesas analógicas e digitais de som, adequando os parâmetros de ajuste às necessidades de cada aplicação profissional.

Mercado de Trabalho

Minimizar

O profissional pode atuar em operações de áudio em TV, rádio ou web.

certificação

Minimizar

Qualificação para o Trabalho de Operador de Áudio.

Minimizar

Requisitos e Documentação Necessária para Matrícula

O candidato precisa ter ensino médio completo. Documento oficial de identificação (orig. e cópia). CPF (orig. e cópia). Comprovante de residência (orig. e cópia). Título de Eleitor ou comprovante de quitação da última eleição, para maiores de 18 anos (orig. e cópia). Comprovante de Escolaridade (orig. e cópia).

Quero receber mais Informações

Cursos relacionados